Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva Literária 2014

Oii gente! Vim contar pra vocês: 2014 acabou! Hahaha. Para o bem ou para o mal, o ano chega ao fim. Pessoalmente não gostei muito de 2014; especialmente o segundo semestre foi bem péssimo pra mim e achei que alguns meses pareceram durar uns cinco (tipo agosto e novembro, arghh!).
Como de costume, hoje vou falar sobre tudo que li no ano: o que teve de bom, o que teve de ruim e sobre as metas literárias.
Vem comigo encerrar o ano falando de coisa boa: livros! \o/


Apesar de não ter sido um dos melhores anos, pessoalmente falando, não tenho do que reclamar: 2014 foi um ano de excelentes leituras pra mim. Encontrei alguns dos melhores livros que já li na minha vida e que vão ficar comigo pra sempre (ownnn!), conheci alguns autores que ainda não conhecia e ampliei bastante meu gosto literário, lendo gêneros pelos quais eu não tinha muito interesse, como biografias por exemplo. E adorei cada minuto! Especialmente biografias, adorei todas que li, apesar de não terem sido muitas. 

Em termos de gêneros literários, teve de tudo um pouco, esse ano: bibliografias, ficção, não-ficção, contos, mistério, suspense, chick-lit... Mas, como sempre, o gênero mais lido foi fantasia. Esse tem sido meu gosto literário há bastante tempo, fantasia simplesmente me fascina! Ter conseguido diversificar nas leituras foi uma das minhas maiores conquistas do ano, com certeza.



Outra grande conquista pessoal foi ter conseguido sucesso nos desafios que me propus. Algumas coisas me ajudaram bastante a atingir a meta de leitura desse ano, como as Maratonas Literárias e os read-a-thon. O pulo do gato nesses caso é saber escolher bem os livros; eu normalmente aproveito a chance para pegar alguns YA e literatura contemporânea em geral, porque esses livros normalmente tem a escrita mais fácil, e procuro deixar livros mais densos, com temas mais pesados e os clássicos para ler com bastante tempo. Meu gosto literário tende mais para esses livros da segunda opção, então acabo ficando com uma lista imensa de livros pra ler, o que me desanima um pouco; por isso escolhi os read-a-thon. Naquele fim de semana sem nada programado, escolha alguns livros e fique longe da internet: vocês vão perceber o quanto ajuda nas metas. Fica a dica!



Ao todo, esse ano, li 85 livros. É livro pra car$#@*! Hahaha. Atingi a minha meta no goodreads, como vocês podem ver no print abaixo \o/




Já falei de alguns desses livros pra vocês em alguns posts aqui do blog, e esse ano publiquei 11 resenhas:
- A Senhora do Jogo - Sidney Sheldon
- Lincoln - Doris Kearns Goodwin
- Fiquei Com o Seu Número - Sophie Kinsella
- As Viagens de Gulliver - Jonathan Swift
- As Aventuras de Mark Twain - Jerry Allen
- O Segredo de Emma Corrigan - Sophie Kinsella
- Acampamento Shadow Falls - C. C. Hunter
A Vida Em Tons de Cinza - Ruta Sepetys
- Band of Brothers - Stephen E. Ambrose
- Orgulho & Preconceito - Jane Austen
- Cartas de Amor aos Mortos - Eva Dellaria

Outras, como a da trilogia O Século, de Ken Follett e Lolita, estão no forno para serem publicadas em breve :D
Infelizmente, devido a quantidade de livros que eu leio, fica meio impossível resenhar todos; mas procuro sempre trazer para o blog o que achei mais relevante. Sintam-se a vontade para explorar o blog! =)
Já publiquei o post de Oscar Literário do ano, tanto Os Melhores do Ano quanto Os Piores do Ano, nessa última semana, então não preciso me estender muito a respeito de quais livros gostei mais ou que gostei menos. E ao todo, em 2014 respondi 13 TAGS (que vocês podem conferir nesse link, por ordem decrescente de publicação) e listei quatro TOP5 (que vocês podem conferir nesse link).
De todas essas postagens, algumas considero especiais. A resenha que mais gostei de fazer foi a de Band of Brothers, pesquisei em vários sites legais (que como sempre estão listados no final da postagem) e li muita coisa interessante sobre os integrantes da Easy Company. A resenha mais divertida foi a de Cartas de Amor aos Mortos, em que fiz um mini guia para a leitura do livro com várias informações sobre os famosos citados no livro. Relembrei muitas coisas da minha adolescência e adorei! Hahaha.
Infelizmente, perdi as estatísticas do blog quando mudei para esse domínio, Mari The Reader, que se tornou oficialmente ativo dia 19 desse mês. Por enquanto, as postagens mais visitadas por vocês são:

1 - Reading Challenge 2015 - Eu Vou!
2 - Sejam Bem Vindos!
3 - [TAG] Oscar Literário 2015: Os Melhores do Ano
4 - [TAG] Oscar Literário 2015: Os Piores do Ano
5 - [TAG] The Name Game Book TAG

Muito, muito obrigada a todos pelo carinho, por cada comentário, por seguir e acompanhar o blog, por interagir no twitter. O meu objetivo ao criar esse blog era encontrar pessoas que gostam das mesmas coisas que eu, que são apaixonados pela leitura, e graças a vocês, isso foi possível. Obrigada por fazer desse meu cantinho um lugar tão especial! 
Enfim, espero que 2015 seja um ano repleto de boas leituras, tanto quanto & ainda mais que esse ano, para todos nós!
Desejo a vocês, queridos visitantes e seguidores, um feliz 2015, repleto de paz, prosperidade, saúde, sucesso, amor e é claro, muitas leituras!

Feliz 2015 & Até Ano Que Vem!

FELIZ ANO NOVO!

Comentários

  1. Oi, Mari!
    Em 2014 também foi um dos melhores anos em relação a leitura para mim!!!
    Que bom que bateu sua meta! Que seja assim no RC2015 também!!!
    Preciso ler esses livros da sua lista! Já li As Viagens de Gulliver, e achei maravilhoso, mas faz muuuuuuuitos anos!
    Feliz ano novo atrasado!!!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaio!
      Esse ano foi espetacular em relação a leitura, tanto que coloquei uma meta bem menor nesse 2015 que é pra não criar altas expectativas! Hahaha
      Leia mesmo, todos esses eu mais que recomendo!
      Feliz ano novo pra vc também \o/

      Excluir
  2. Ahhhhh!!! A Vida em Tons de Cinza, Orgulho e Preconceito e Sophie Kinsella! <3 Já li O Segredo de Emma Corrigan (falta resenhar :P) e amei! Estou pendurada pra ler a história que a Ruta criou, uma amiga do instagram me recomendou e fiquei louca procurando, terminei achando em pdf. Vou tentar fazer a lista dos livros lidos de 2014 depois. O ano só foi maravilhoso em relação às minhas leituras, e também porque minhas resenhas ficaram melhores e conheci gente nova na blogosfera, haha. Por falar nisso, o layout novo está lindo! Feliz ano novo! Beijos

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!
      Nossa, A Vida Em Tons de Cinza é espetacular, certeza que você vai amar! É um baque a leitura daquele livro! Hahaha. Super recomendo de coração!
      Obrigada, Lê! Nossa, deu um trabalhão, HAHAHA. Virei a noite editando, não manjo muito dos paranauê de HTML, mas fiz o que pude! Algumas coisas não ficaram bem como eu queria (tá muito rosa, HAHAHA) e futuramente pretendo fazer algumas pequenas alterações =D
      Feliz ano novo pra você também!

      Excluir
  3. Oooooooooooooooooh, my Merlin! 85 LIVROS! Que inveja (boa)! hahahaha
    Acho que o gênero que eu mais li também foi fantasia, e eu tbm n tenho mtu o costume de ler biografias, mas amei a do Steve Jobs, tá na lista dos favoritos! Minha meta para 2015 é dar uma moderada nos lançamentos e voltar a ler um pouco dos clássicos, senti mta falta deles em 2014! Beijos, Mari, e muito sucesso para o novo blog!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tici!
      Hahaha... esse ano foi fora do padrão! Normalmente leio entre 45 e 55 livros por ano, 2014 foi uma exceção, mas bem que podia ser a regra! Hahahaha.
      Pois é, resolvi dar uma diversificada e ficou muito bom assim! Dá pra misturar bem as leituras, previne Ressaca Literária (só tive duas esse ano \o/) e não te deixa enjoar do gênero. Vou manter esse ano, mas quero dar mais atenção aos livros do meu tema preferido (WWII) e YA, que acabei lendo pouco e deixou minha lista de leitura gigaaaante! Hahaha.
      Obrigada, Tici! Muito sucesso pra vc também, adoro o Bibliophiliarium <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.