quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva Literária 2014

Oii gente! Vim contar pra vocês: 2014 acabou! Hahaha. Para o bem ou para o mal, o ano chega ao fim. Pessoalmente não gostei muito de 2014; especialmente o segundo semestre foi bem péssimo pra mim e achei que alguns meses pareceram durar uns cinco (tipo agosto e novembro, arghh!).
Como de costume, hoje vou falar sobre tudo que li no ano: o que teve de bom, o que teve de ruim e sobre as metas literárias.
Vem comigo encerrar o ano falando de coisa boa: livros! \o/


Apesar de não ter sido um dos melhores anos, pessoalmente falando, não tenho do que reclamar: 2014 foi um ano de excelentes leituras pra mim. Encontrei alguns dos melhores livros que já li na minha vida e que vão ficar comigo pra sempre (ownnn!), conheci alguns autores que ainda não conhecia e ampliei bastante meu gosto literário, lendo gêneros pelos quais eu não tinha muito interesse, como biografias por exemplo. E adorei cada minuto! Especialmente biografias, adorei todas que li, apesar de não terem sido muitas. 

Em termos de gêneros literários, teve de tudo um pouco, esse ano: bibliografias, ficção, não-ficção, contos, mistério, suspense, chick-lit... Mas, como sempre, o gênero mais lido foi fantasia. Esse tem sido meu gosto literário há bastante tempo, fantasia simplesmente me fascina! Ter conseguido diversificar nas leituras foi uma das minhas maiores conquistas do ano, com certeza.



Outra grande conquista pessoal foi ter conseguido sucesso nos desafios que me propus. Algumas coisas me ajudaram bastante a atingir a meta de leitura desse ano, como as Maratonas Literárias e os read-a-thon. O pulo do gato nesses caso é saber escolher bem os livros; eu normalmente aproveito a chance para pegar alguns YA e literatura contemporânea em geral, porque esses livros normalmente tem a escrita mais fácil, e procuro deixar livros mais densos, com temas mais pesados e os clássicos para ler com bastante tempo. Meu gosto literário tende mais para esses livros da segunda opção, então acabo ficando com uma lista imensa de livros pra ler, o que me desanima um pouco; por isso escolhi os read-a-thon. Naquele fim de semana sem nada programado, escolha alguns livros e fique longe da internet: vocês vão perceber o quanto ajuda nas metas. Fica a dica!



Ao todo, esse ano, li 85 livros. É livro pra car$#@*! Hahaha. Atingi a minha meta no goodreads, como vocês podem ver no print abaixo \o/




Já falei de alguns desses livros pra vocês em alguns posts aqui do blog, e esse ano publiquei 11 resenhas:
- A Senhora do Jogo - Sidney Sheldon
- Lincoln - Doris Kearns Goodwin
- Fiquei Com o Seu Número - Sophie Kinsella
- As Viagens de Gulliver - Jonathan Swift
- As Aventuras de Mark Twain - Jerry Allen
- O Segredo de Emma Corrigan - Sophie Kinsella
- Acampamento Shadow Falls - C. C. Hunter
A Vida Em Tons de Cinza - Ruta Sepetys
- Band of Brothers - Stephen E. Ambrose
- Orgulho & Preconceito - Jane Austen
- Cartas de Amor aos Mortos - Eva Dellaria

Outras, como a da trilogia O Século, de Ken Follett e Lolita, estão no forno para serem publicadas em breve :D
Infelizmente, devido a quantidade de livros que eu leio, fica meio impossível resenhar todos; mas procuro sempre trazer para o blog o que achei mais relevante. Sintam-se a vontade para explorar o blog! =)
Já publiquei o post de Oscar Literário do ano, tanto Os Melhores do Ano quanto Os Piores do Ano, nessa última semana, então não preciso me estender muito a respeito de quais livros gostei mais ou que gostei menos. E ao todo, em 2014 respondi 13 TAGS (que vocês podem conferir nesse link, por ordem decrescente de publicação) e listei quatro TOP5 (que vocês podem conferir nesse link).
De todas essas postagens, algumas considero especiais. A resenha que mais gostei de fazer foi a de Band of Brothers, pesquisei em vários sites legais (que como sempre estão listados no final da postagem) e li muita coisa interessante sobre os integrantes da Easy Company. A resenha mais divertida foi a de Cartas de Amor aos Mortos, em que fiz um mini guia para a leitura do livro com várias informações sobre os famosos citados no livro. Relembrei muitas coisas da minha adolescência e adorei! Hahaha.
Infelizmente, perdi as estatísticas do blog quando mudei para esse domínio, Mari The Reader, que se tornou oficialmente ativo dia 19 desse mês. Por enquanto, as postagens mais visitadas por vocês são:

1 - Reading Challenge 2015 - Eu Vou!
2 - Sejam Bem Vindos!
3 - [TAG] Oscar Literário 2015: Os Melhores do Ano
4 - [TAG] Oscar Literário 2015: Os Piores do Ano
5 - [TAG] The Name Game Book TAG

Muito, muito obrigada a todos pelo carinho, por cada comentário, por seguir e acompanhar o blog, por interagir no twitter. O meu objetivo ao criar esse blog era encontrar pessoas que gostam das mesmas coisas que eu, que são apaixonados pela leitura, e graças a vocês, isso foi possível. Obrigada por fazer desse meu cantinho um lugar tão especial! 
Enfim, espero que 2015 seja um ano repleto de boas leituras, tanto quanto & ainda mais que esse ano, para todos nós!
Desejo a vocês, queridos visitantes e seguidores, um feliz 2015, repleto de paz, prosperidade, saúde, sucesso, amor e é claro, muitas leituras!

Feliz 2015 & Até Ano Que Vem!

FELIZ ANO NOVO!