Pular para o conteúdo principal

[TAG] Problemas de Um Leitor (Reader Problems)

Oiiii gente! Tudo bem com vocês?
Estão gostando dos posts frequentes em fevereiro? Espero que sim! Hahaha.
Por aqui o tédio bateu forte hoje, e para espantá-lo mais do que depressa corri para o blog e achei essa TAG super legal pra responder para vocês!
São onze perguntinhas relacionados a problemas que todos nós, leitores, nos deparamos de tempos em tempos; e a forma com que lidamos com eles.
Gostei das perguntas, porque são uma forma de compartilhar as soluções de cada um; passeando nos blogs e vlogs literários acabei achando várias dicas que podem ser bem úteis nessas horas.
Quem sabe minhas dicas podem ajudar vocês também? Vem conferir ;)


Vi essa TAG pela primeira vez no canal da Tati Feltrin, uma pessoa abençoada que nunca teve ressaca literária (pensa, que maravilha!) e que tem um ritmo de leitura maravilhoso. A TAG foi criada pela Emily, do canal About to Read e traduzida pelo Lúcio, do canal AllPOPStuff. Todos os vídeos estão linkados e eu super recomendo a visita!
Sem mais delongas, vamos as perguntinhas:


1. Você tem 20 mil livros para ler. Como você decide o vai que ler?
Isso é um problema! Hahaha. Tentei e ainda tento a TBR Jar, que as vezes ajuda mesmo! Mas o que sempre complica é a ressaca literária, porque depois eu sempre prefiro um livro mais "leve", e nem sempre a minha TBR Jar concorda comigo (essa fanfarrona). Outro problema é o clima de leitura (será que mais alguém no mundo tem isso? Hahaha), porque às vezes acordo no clima de clássicos, ou de bibliografia, ou de um YA... e normalmente isso bagunça minhas metas. Apesar disso, sigo meu coração de leitora e sempre escolho o que estou com vontade de ler =)



2. Você está no meio de um livro, mas não está gostando. Você para ou continua?
Eu odeio abandonar leituras, vai contra os meus princípios. Mas, às vezes, não dá. Ótimos exemplos disso são O Mundo de Sofia e Morte Súbita, que abandonei sem pensar duas vezes, em benefício da saúde dos meus neurônios. E olha que normalmente insisto por meses! O último livro do Dan Brown, Inferno, foi um inferno pra terminar de ler (hahaha), mas eu fui brasileira e cheguei até o fim!

Meus neurônios morrendo com a leitura de Lollita
SOCORRRR


3. O fim do ano está chegando e você está perto, mas não tão perto de finalizar sua meta de leitura. O que você pretende fazer e como?
Minha tática nesse caso é escolher livros de leitura mais leve (como romances contemporâneos, por exemplo) ou livros dos meus autores favoritos. Dificilmente tenho esse problema, porque leio muito rápido, mas esse é um truque que uso bastante em Maratonas Literárias e read-a-thon; descobri na prática que a leitura flui maravilhosamente!



4. As capas de uma série que você ama são horríveis! Como você lida com isso?
Eu tenho um sério problemas com capas, estou em crise há meses porque uma das minhas séries tem duas capas diferentes das outras! Normalmente o que mais me faz passar por isso são as benditas capas de livros que ganham capas de filmes; e nesse caso, a Estante Virtual sempre me salva. Quando não tem jeito (como as capas da minha coleção Diário de Um Vampiro, que são todas feias de doer), eu faço o máximo pra me conformar; mas confesso que sempre que vejo as capas tenho que soltar um: "Mas que capas horríveis!", pra manter a minha paz de espírito.



5. Todo mundo, incluindo sua mãe, gostam de um livro que você não gosta. Como você compartilha esses sentimentos?
Acho ótimo! E adoro conversar sobre isso, conhecer gostos diferentes, descobrir o que existe naquele livro que eu achei tão horrível que faz outra pessoa gostar tanto! E fico feliz de ser assim, imagina um mundo em que todo mundo só gostasse das mesmas coisas? Que tédio seria!


6. Você está lendo um livro e você está prestes a começar a chorar em público. Como você lida com isso?
Eu choro, sem medo nem preconceito. E da mesma forma, dou risada, fico brava, solto um palavrão contra o autor ou protagonista. Não sei disfarçar o que eu penso/sinto, e não vejo porque, também. Quantas vezes vocês acham que eu já ouvi que tenho cara de psicopata? Hahahaha #aloka



7. A sequência do livro que você ama acabou de sair, mas você esqueceu parte da história anterior. Você lê o anterior novamente? Pula para a sequência? Lê uma sinopse ou resenha? Chora de frustração?!
Na verdade estou com esse sério problema, com a série House of Night. Ainda não li o décimo primeiro livro, "Revelada", porque me lembro muito pouco da história da série em si e menos ainda das histórias dos últimos livros. E 10 volumes para uma releitura é meio exagero, mas não sei o que fazer e acho que não vai ter outro jeito. Não vejo sentindo em continuar uma história que eu nem me lembro, então nesse caso, eu releria os livros anteriores. Mas pode ser que isso cause uma ou duas lágrimas de frustração.



8. Você não quer que ninguém, NINGUÉM, pegue seus livros emprestados. Como você educadamente diz às pessoas NÃO quando eles perguntam?
Já é bem conhecido entre meus amigos e familiares que eu não empresto meus livros, então nesse caso nem tenho muitos problemas. Mas, às vezes acontece, e eu sou bem educada e bem firme em dizer: "Desculpa, eu não empresto meus livros". E acreditem em mim, é uma situação muito mais fácil de resolver do que um livro não devolvido ou devolvido em mal estado. #ficaadica



9. Déficit de Atenção. Você não conseguiu ler os livros que queria no último mês. O que você faz para voltar a ler mais?
Sofro bastante com Ressaca Literária (quem nunca, né!) e tenho várias táticas para sair desse período turbulento. Normalmente, basta um ou dois dias de jejum literário que tudo se resolve; mas se não funcionar, eu faço uma maratona de séries e filmes, sem leitura. E sempre escolho um livro mais leve na volta as leituras, porque escolher um livro denso nessas horas é receita certa para o fracasso, como eu já comprovei na prática muitas vezes.



10. Há muitos livros novos que foram lançados e que você está morrendo de vontade de ler! Quantos deles você realmente compra?
Quantos puder! Hahaha. Sempre faço um esforço para me segurar e esperar os livros saírem dos lançamentos, porque nada me deixa mais fula da vida do que pagar um preço X por um livro e na semana seguinte o preço cair pela metade. Mas confesso que as vezes caio na tentação, principalmente nas continuações dos meus livros preferidos ♥ Apesar disso, não sou ~a louca~ das compras, exceto no meu aniversário, que compro desvairadamente! Hahaha.



11. Depois de ter comprado os novos livros que você tanto queria, quanto tempo eles ficam em sua prateleira antes de você realmente ler?
O tempo que o livro vai ficar na estante é inversamente proporcional a minha vontade de lê-lo; quanto maior a vontade, menos tempo ele vai ficar paradinho. Mas não me importo de comprar um livro que vou demorar para ler, como clássicos e biografias por exemplo; e a alegria de ver o livro na estante é a mesma ♥



E essas foram as perguntas da TAG de hoje!
Compartilhem vocês também as dicas e soluções para esses problemas e sintam-se todos TAGueados (tagueados? TAGeados? Arrghh!), e não se esqueçam de colocar nos comentários o link para que eu possa conferir!
Bjos & Até a Próxima ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.