terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Desafio Livros & Filmes

Oi, gente!
Hoje - finalmente! - vim falar sobre um dos meus desafios pessoais que tanto cito aqui no blog: o Filmes & Livros
Faço esse desafio desde o ano passado, e tenho adorado! Descobri muitos filmes que nem sabia que existiam e muitos livros que basearam meus filmes preferidos, sinceramente nem sei dizer qual descoberta é melhor! Hahaha.
É uma excelente maneira de diversificar e ampliar nosso conhecimento cultural.
Vem comigo que eu te conto tudo!


O objetivo do desafio é me propor a assistir mais filmes. Obviamente, os livros nunca foram problema pra mim, mas fico muito por fora do mundo do cinema e quero muito melhorar isso!
Depois de muito, mas muito trabalho mesmo, elaborei uma lista ~inicial~  de filmes baseados em livros. Foi uma tarefa árdua, longa e meio desesperadora, a medida em que aumentava cada vez mais. Existem livros & filmes que não foram citados nessa lista, obviamente, e pra quem deseja saber todos os filmes já lançados que são baseados em livros, sugiro essa lista da Wikipédia que é super completa.




A lista inicial que eu criei vocês podem visualizar no final dessa postagem ou através desse link no Google Drive. Para o meu controle, estou usando o site do IMDb, porque assim consigo saber quais filmes já assisti, quantos ainda faltam pra ler e posso refinar a lista por gêneros - isso facilita muito na hora de escolher o que assistir. Vocês podem conferir a lista nesse link, e é através dela que vou fazer os updates e acrescentar novos filmes, por isso sugiro que vocês acompanhem por ela. Abaixo de cada filme com o título já em português estão os livros com seus respectivos autores, também no título em português quando o livro já foi lançado no Brasil. A intenção foi mesmo facilitar a vida de vocês o máximo possível - e a minha também! =D
Como vocês podem perceber, a lista é e-nor-me, portanto o desafio não tem data definida. Logo no começo do ano, pensei em estipular uma meta, como no Reading Challenge, de 50 filmes & livros, mas achei melhor ir assistindo/lendo aos poucos, curtindo mais cada filme/livro sem ter a pressão de atingir uma meta específica.



Apesar de algumas decepções de nossos livros mais amados (cof cof Percy Jackson), posso dizer que já me deparei com excelentes boas surpresas, como A Vida de Pi, por exemplo! É claro que é uma opinião muito pessoal, e normalmente não sou muito exigente com adaptações cinematográficas: bastam que façam jus ao filme, sendo tão fiel quanto possível e usando e abusando dos recursos audiovisuais para nos encantar!
As postagens do desafio serão bem esporádicas, mas espero conseguir diminuir bastante essa lista, esse ano. Em 2014 não avancei tanto quanto gostaria!
Apesar de não ter uma meta específica, existem alguns filmes que eu gostaria muito, muito de ver: os filmes cujos roteiros foram baseados em livros e que ainda não vi. Fiz um "TOP 26 Filmes Baseados Em Livros Que Ainda Não Vi" - que é o maior nome já inventado para um TOP-alguma-coisa - e já está no forno um post com todas as informações.
Enfim, espero que gostem de mais um desafio aqui no blog. Caso saibam de alguma adaptação para o cinema que não consta na lista, por favor, deixem nos comentários!
Bjos e até a próxima ;)



p.s: ERRATA¹ - O filme "A Estrada", de 2009, é baseado no livro "The Road", do Cormac McCarthy, e não em "Na Estrada: On The Road", de Jack Kerouac, como descrito na lista. (obrigada pela dica, André!)