Pular para o conteúdo principal

[Resenha] 100 Dias Em Paris - Tania Carvalho

Bom dia, queridos e queridas!
Como estão passando essa semana, com cara de feriado prolongado? Confesso que a preguiça anda me consumindo nesses primeiros dias de férias, tenho mil e um projetos anotados e fico procrastinando, sem fazer nada - tem coisa melhor? Hahaha!
Depois de tanto YA tive praticamente uma overdose - também conhecida como ressaca literária - que eu não tinha há tempos. Minha lista de leitura atualmente contém quase 250 livros (!!!!) e eu naquele tédio sem remédio, na maior indecisão pra escolher.
Pensei em voltar para os clássicos, que eu tanto amo e não leio há algum tempo; mas depois pensei melhor e achei que eu iria estranhar  muito a escrita.
Enfim, eu estava a procura de um livro leve, fluido, de leitura gostosa e de quebra divertido, mas encontrar esse livro fora do gênero young adult ou chick lit não foi tão fácil quanto eu pensei.
Eis então que me aparece essa joia rara, de autora brasileira, que eu amei e devorei em 3 horas seguidas de leitura hiper, mega gostosa!

"100 dias em Paris não é um guia de viagem nem um livro de autoajuda para 


viajantes solitários. É, na verdade, o relato de Tânia Carvalho, jornalista e autora de 

18 livros, que viajou para Paris sozinha, por lá ficou mais de três meses e fincou 

pequenas raízes: alugou apartamento, fez compras no supermercado, conseguiu 

encontrar escolas de dança, foi à manicure e andou, andou muito, se perdendo

para se achar – como gosta de definir."



Esse livro estava na minha lista há algum tempo. Não tanto assim, mas o suficiente pra me fazer esquecer quem me indicou. Até que sexta-feira, conversando com a minha prima, tocamos no assunto e ela fez tantos, mas tantos elogios que eu resolvi me aventurar.
Gente! É a leitura mais gostosa que eu li em muito tempo! O tempo voou, eu ri, sorri e como diz a autora, "me perdi e me achei". Era a cura tão necessária para a minha ressaca literária, um ar fresco nessas narrativas que pra nós, leitores compulsivos, às vezes parecem todas iguais.
100 Dias em Paris foi escrito pela Tânia Carvalho, narrando sua experiência de morar 100 dias em sua cidade preferida, aos 60 anos de idade e livre como um passarinho. Me identifiquei na hora, porque acho super awesome as "sessentonas descoladas", como a Tânia e também a minha avó materna, que ama viajar mais que tudo nesse mundo.
O livro não é um guia de viagens, como a autora mesmo define. É um relato de uma aventura, e escrito assim, como se fosse uma amiga em um caderninho de anotações de viagens. A Tânia já conhecia a cidade, como turista já havia visitado várias vezes. Mas o projeto 100 dias em Paris oferecia duas oportunidades únicas que ela queria muito: reviver a sensação maravilhosa de conhecer a cidade como na primeira vez e a experiência como moradora, ainda que temporária, da cidade dos seus sonhos.
Ela nos leva a cada uma das coisas que fez a experiência ser tão incrível: a escolha do apartamento, a visão dos turistas pelo morador, os clichês (e como sair deles), os passeios bons e os ruins, as compras, médicos, a gastronomia, a cultura; enfim, é como estar em Paris com a autora a cada frase.
O tom íntimo e o bom humor são, pra mim, as chaves de ouro para a narrativa me prender na leitura. Eu simplesmente não conseguia parar de ler! A intenção era me distrair um pouco antes de dormir e acabei madrugada a dentro, com a cabeça leve e morrendo de vontade de conhecer Paris!
Se você, assim como a Tânia, também quer viver a experiência de ser um (a) morador (a) da cidade luz, leia esse livro. Tem dicas de tudo, com direito a mapas, sites e telefones que você pode usar; o que tem e o que não tem em cada lugar - e tem todos os lugares, literalmente! Farmácia, museu, restaurante, cidades próximas, passeios de barco, médico, manicure, feira livre, salão de beleza; com direito a endereço, telefone e preço! Sim, tem o preço de quase todas as coisas, inclusive o preço total da viagem; que quase me fez ter um ataque isquêmico atrioventricular fulminante (também conhecido como infarto). Tânia, te admiro pela sua força de vontade para realizar seu sonho, mas ai de mim, sou uma mão de vaca assumida!! Hahaha. É uma das coisas que essa joia em forma de livro me fez pensar: quanto vale realizar o seu maior sonho? Todo mundo diz que não há dinheiro que pague a felicidade, e a Tânia sentiu isso, nos levou junto e abriu meus olhos (e talvez o meu bolso, quem sabe um dia né? Hahaha).
Um dos quotes favoritos do livro, que me dei ao trabalho até de anotar no meu smash book:


Pra mim faz todo o sentido do mundo, e pra vocês? =)
Feliz o dia em que 100 Dias Em Paris entrou na minha vida, me curou da ressaca literária e de brinde ainda me proporcionou a leitura mais gostosa que eu tive em tempos!

Nota da Mari: 

Recomendo a todos em geral e a cada um em particular que leiam, se divirtam com a Tânia e fiquem morrendo de vontade de ir à Paris também!
Viajar sempre foi um dos meus maiores sonhos, e eu sempre fugi dessas visitas rápidas e de lugares turísticos - salvo Nova York, porque né? Hahaha - e tenho vontade de conhecer países "fora do comum":, como a Rússia e a Polônia. Minha vontade é que a Tânia também vá pra esses lugares, porque eu me sentiria muito melhor com um exemplar de 100 Dias na Polônia quando for aparecer por lá! Hahaha.
A autora tem uma página no facebook onde relatou a viagem em detalhes e posta tudo sobre Paris - vale o like! O livro está a venda no site da Ímã versão capa dura e Livraria Travessa na versão brochura (ambas pelo mesmo preço!!), e já entrou para a minha lista dos desejados, porque infelizmente vou ter que devolver esse exemplar pra minha prima - eike tristeza!! =/ Hahaha. 

Tânia, a autora, divando a caminho de Chartres
(fonte: page oficial do livro)


Fica aqui a minha humilde recomendação, do 1º livro das férias e do 30º livro do ano, tanto para uma leitura prazerosa quanto para a cura definitiva da ressaca literária. Adorei!
Beijos e até a próxima! =D


p.s¹: Ainda não tinha comentado aqui, mas minha meta todo ano é ler no mínimo 60 livros. No meio do mês do meio do ano (vish, lê devagar senão dá bug, hahahaha) eu estou exatamente na minha meta, fico muito feliz mesmo! Mas sempre espero conseguir ler mais, esse ano quero ler 80 porque com uma lista de leitura dessas, só g-zuis na causa!!

p.s²: Quem me acompanha no twitter já sabe que tive um surto descontrolado de livros para as férias: comprei 10 livros (!!) e ainda tenho 16 aqui não lidos, oh God! Hahaha. Mas é sempre bom ter variedade, e além do mais, consegui umas promoções lindas! *-* Quando chegarem eu mostro tudo!

p.s³: As resenhas dos livros lidos de abril e maio irão sair meio fora de ordem, pelo simples motivo que: eu tinha que contar desse livro primeiro! Hahaha. Mas já estão no forno, assim como o post mais procrastinado do planeta, o das séries que eu assisto. Até um caracol manco tá mais rápido que eu nessas férias, só quero ficar deitada na minha cama lendo meus livros! =D Enfim, demora mas sai; mineiro não perde o trem não, gente [uai]! Hahaha.

Eu, aliviada e curada da ressaca literária! 
[só pra não dizer que não falei de gifs]
\o/

Fui!

Comentários

  1. Mari
    Estou toda orgulhosa com a sua resenha. Obrigada pelas palavras carinhosas. Valeu! Tania Carvalho. Posso publicar lá no 100 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia!
      Meu Deus, tô até emocionada aqui! Hahaha.
      Eu é que agradeço, seu livro me curou da ressaca literária! \o/
      Será uma honra a publicação do post no 100 Dias!

      Excluir
  2. Oi Mari. O livro, na versão capa dura e pelo mesmo preço da brochura, pode ser comprado no site da Ímã: http://imaeditorial.com/ima3/100diasemparis/. Agradecemos se você atualizar o post com essa info.
    Ah, e mande seu endereço pelo "contato", a autora gostaria de te mandar um exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julio!
      Com certeza atualizarei o post, versão capa dura pelo mesmo! :O
      Pode deixar que enviarei o endereço, não vou ter mais que roubar o da minha prima! \o/
      Hahahaha.
      Obrigada!

      Excluir
  3. Oi, Mari!!!
    Que isso, cara! Mas que sucesso, hein?
    Parabéns, a resenha ficou ótima! E não é para qualquer um ter comentário da autora!!!
    E ainda ganhou o livro! Caraca, cara!
    Parabéns! o/
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaio!
      Tomei o maior susto quando abri a postagem e vi o comentário da Tânia! Hahaha. Fiquei super emocionada pelo carinho, imagina a autora agradecer; a gente que tem que agradecer quando o livro é bom, uai! Hahaha!
      Ganhar o livro vai ser ótimo, porque vai me manter afastada de cometer o delito de furto. Eu tava na maior tristeza de devolver o exemplar da minha prima! Haheuaheuaheauhe
      =D

      Excluir
  4. Já vi que vou curtir bastante também esse livro. Gosto demais de leituras leves e divertidas e ainda mais um livro que trás aventuras de uma sessentona (também adoro essas senhoras aventureiras e descoladas haha) em Paris ainda por cima <3 . Minha lista de livros pra ler ta gigante, mas vou arrumar uma brechinha pra esse *-*

    Beeijos
    Que nerdisse Alice!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      Lista de leitura imensa, tamo junto! Hahaha. A minha está atualmente em quase 250 livros, só g-zuis na causa, mas devagar e sempre eu chego lá!
      Arruma mesmo, o livro é incrível!
      =D

      Excluir
  5. Oi, Lara!
    O livro é mesmo incrível, e você disse tudo: saí da ressaca literária direto em Paris, très chic! Hahaha. Fiquei muito emocionada com o carinho da Tânia!
    Ter um blog dá um trabalhão mesmo, né? Hahaha. Só quem gosta mesmo consegue!
    Obrigada pelos elogios e parabéns pra você também, seu blog é lindo!!
    =D

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar desse livro, mas a capa dele me chamou tanta atenção que resolvi ler sua resenha, e cara, que incrível! Acho que vou adicionar ele a minha lista de leitura também! Parece ser muito bom *-* →Meninas Quase Invisíveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aléxia, pode colocar na sua lista e ler sem medo, o livro é uma delícia de ler!
      Me diverti um monte, achei leve e super bem escrito!
      =D

      Excluir
  7. Oi, Thiago!
    O que meu deu vontade de ler o livro foi a "resenha" que a minha prima fez, falando que a Tânia explorou Paris do ponto de vista de uma moradora; era exatamente isso que eu queria ver, apesar de ter mais vontade de visitar a Polonia do que Paris! Hahaha.
    Pode deixar que quando eu for faço um livro, vou autografar como "o primeiro exemplar encomendado", porque quando falo que quero ir pra lá todo mundo diz que sou maluca! Hahahaha.
    Eu marco tudo no Skoob, menos os que eu tenho, faz um tempão. Meu Goodreads tá bem no comecinho ainda, mas ta mais ou menos atualizado.
    Meu skoob: http://www.skoob.com.br/perfil/mari_lenerds
    Meu Goodreads: https://www.goodreads.com/user/show/29653437-mari-pacheco
    =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] Trilogia O Século - Ken Follett

Oi gente! Hoje vim compartilhar com vocês minha resenha dos três livros da trilogia O Século, de Ken Follett: Queda de Gigantes, Inverno no Mundo e Eternidade Por Um Fio. Sou uma grande fã do autor e conheci a trilogia no começo do ano passado, e me apaixonei! Englobando um grande período histórico - da WWI até o pós-guerra da WWII - e com uma mistura deliciosa de personagens reais e fictícios ( um dos meus estilos preferidos de escrita! ), a trilogia O Século já entrou para a minha lista de preferidos para a vida toda, inclusive ganhando o Oscar Literário de Melhor Enredo de 2014 . Os livros, além de terem uma leitura super fluida, tem todos os itens que amamos: romance, ação, aventura e drama; em doses certas para cativar o leitor. Quer saber mais? Vem comigo!

[Resenha] Trilogia Bourne - Robert Ludlum (Livros & Filmes)

Oi, gente! Como estão nessa quarta-feira?  Por aqui tudo ótimo, fora o tempo maluco que não decide se é inverno ou se é verão! Hoje vim falar sobre uma das minhas trilogias preferidas da vida: a trilogia Bourne  ❤ Tive a oportunidade de ler no ano passado e como já era fã dos filmes ( que assisti primeiro ), fiquei ainda mais fã dos livros! Se você também é fã dos filmes, acredite em mim: os livros são ainda melhores. A ação e o desenvolvimento da história no livro é mais detalhada e bem trabalhada, o enredo é eletrizante e o resultado disso tudo é deixar o leitor maravilhado, ansioso pra virar a próxima página e viciado na adrenalina do mundo de Jason Bourne! Vem comigo que eu te conto tudo ;)