sexta-feira, 29 de maio de 2015

Update #1 - Desafio TOP Livros & Filmes [2015]

Oi, gente!
Lembram do desafio Livros & Filmes? Aquele com aquela lista monstruosa de todos os filmes baseados em livros? E do desafio para esse ano, TOP Filmes Baseados Em Livros Que Ainda Não Vi? Pois é!
Hoje vim trazer o update da vergonha, contando pra vocês quais os filmes eu já vi, minha opinião sobre eles e porque não foram tantos quanto eu gostaria. 
Mas, felizmente, fiz excelentes escolhas - pelo menos até agora - e esse post vai ser basicamente de indicações, por que são todos ótimos! Vem comigo que eu te conto tudo ;)

Se tem um desafio desse ano que não estou me saindo muito bem é o de filmes. Descobri que sou muito mais exigente para escolher filmes do que para livros, porque eu leio praticamente qualquer coisa (sério, até lista telefônica), mas fico na maior indecisão na hora de escolher um filme. Falei com vocês sobre escolher o momento literário é chave do sucesso, no post de Dicas Para Ler Mais e Melhor, e acho que não estou sabendo muito bem escolher os momentos certos pra assistir os filmes que escolhi. Ter escolhido de forma aleatória também acabou não sendo uma boa ideia, mas sinceramente, eu fiquei aterrorizada com a quantidade de adaptações literárias e saí escolhendo os que me pareceram mais interessantes, combinando leituras atuais e menos recentes, clássicos e lançamentos.
Shame on me, só assisti seis filmes dos 26 e já estamos praticamente na metade do ano. Nem me falem. Mas gente, são muitos livros pra ler, muitas séries pra assistir e o dia só tem 24 horas! Hahaha. Enfim, vamos aos filmes!


E O Vento Levou (1939): Já quero dizer logo de cara: O Filme É Espetacular. Os costumes da época, a linguagem, a violência da guerra civil americana, tudo tão bem representado que dá gosto de ver. Fiquei apaixonada pela fotografia do livro, e nem precisa dizer da trilha sonora, que é icônica. Como adaptação literária, deixou um pouco a desejar: muitas coisas importantes do livro ficaram de fora. Mas garanto que não foi por falta de esforço, já que o filme tem mais de duas horas e meia de duração. Portanto, se você está com o filme na sua estante (e principalmente, se for a mesma versão que a minha, a edição comemorativa de 75 anos de lançamento), tenha certeza de que tem pipoca extra e uma poltrona bem confortável. Prometo que vale a pena!

Histórias Cruzadas (2011): Não preciso me estender muito nesse filme, já que fiz um review completo do filme e do livro nesse post. Acho que não é segredo pra ninguém que eu amei ambos, mas não custa nada dizer mais uma vez: são excelentes e vale a pena cada segundo. Espere algumas lágrimas e muitas risadas!

Maze Runner: Correr ou Morrer (2014): Foi uma das minhas maiores expectativas, por que embora o livro não tenha sido um dos meus favoritos, eu gostei bastante da história e estava curiosa pra saber como eles iriam adaptar toda aquela confusão de nomes, cenários e de enredo. O filme é ótimo, tem cenas de ação excelentes e aquele clima ~sombrio-pós-apocalíptico-meu-Deus-o-que-ta-acontecendo~ que tem no livro. Mas como adaptação literária, deixou bastante a desejar. A telepatia entre o Thomas e a Teresa não existe, o Gally é muito mais odioso e o final é bem mais sem noção que o livro. A maior parte do filme é passada explicando para os noobs o que diabos é o labirinto, e como resultado o filme ficou meio que idiota para quem já leu os livros. Recomendo como filme de ação e entretenimento, e quero ver o segundo filme, mas não planejo rever esse primeiro. Se você já leu o livro e ficou se sentido assim também depois do filme, vão se identificar com o Honest Trailer também... Hahaha.

O Diário de Anne Frank (1959): Uma lindeza do começo ao fim, cativante e emocionante exatamente como no livro. Nem precisa dizer para quem leu, mas nunca é demais avisar: preparem os lencinhos! Foi um filme muito importante pra mim, por que confirmou que eu gosto mesmo de filmes em preto e branco (já desconfiava disso desde A Lista de Schindler) e é aquele tipo de filme que te dá vontade de rever assim que acaba, o que eu não fiz por motivos de: não tive tempo. Mas pretendo! Hahaha. Como adaptação literária, não me considero muito apta para julgar, porque fiz a leitura a muito tempo atrás. Mas pelo que me lembro, é bem fiel. Vale a pena e está mais do que recomendado!

O Lado Bom da Vida (2012): Acho que esse filme é exatamente como o livro em um aspecto: ou você adora, ou você odeia. Felizmente, eu adorei! Em parte pela atuação da Jennifer Lawrence, em parte pela atuação do Bradley Cooper (que é um dos meus atores preferidos, só não descobri por que ainda! Hahaha) e com certeza pela boa adaptação do livro; eu ri e chorei e me emocionei. Está mais indicado para quem gostou do livro!

O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005): Estava faltando um filme de comédia, e gente, como eu ri nesse filme! Apesar de ter achado o enredo bem reduzido em comparação com o livro, me encantei com o humor sem noção e ri "as bandeiras despregadas" como disse o meu pai, enquanto me ouvia rir. Estrelinhas a mais pela atuação como sempre maravilhosa do Martin Freeman, e do robô Marvin, "o androide paranoide" que é duplamente engraçado no filme. Quero ver de novo, sim ou claro?

E foram esses, gente! Aproveitem o final de semana, o friozinho, e se joguem na pipoca com manteiga e nas boas adaptações literárias, afinal não existe melhor receita de sucesso! Ainda tenho 20 filmes pra ver em seis meses, espero conseguir ver pelo menos um ainda esse mês, por que são muitos filmes, gente! Hahaha. O saldo final desse desafio ficou assim:



Espero voltar em breve com o segundo update e muito mais indicações de filmes pra vocês.
Bjos & Até Mais ;)