domingo, 17 de maio de 2015

[Aleatórios] Como Ler Mais & Melhor

Oi! Saindo um pouco de livros, séries e filmes, hoje eu vim falar sobre esse que é o nosso grande amor: a leitura!
Que cada um tem um ritmo de leitura, todo mundo sabe. Mas qual é o leitor que não gostaria de ler mais e melhor? 
Pensando nisso, vim trazer algumas dicas que uso no meu próprio cotidiano como leitora, que me ajudaram e me ajudam bastante a me manter em dia com as leituras, os desafios e a diminuir a minha cada vez mais imensa lista de leitura desejadas.
São sete pequenas dicas que juntas, nos ajudam a ler mais e melhor. Vem saber mais!

Nós, leitores, já temos uma imensa vantagem: nós já gostamos de ler. Acredito que a leitura seja um gosto adquirido, ás vezes arduamente conquistado. O que pode nos faltar as vezes é algum desses sete pequenos detalhes, e nos vemos lendo menos, mais lentamente, com mais dificuldade. São dicas simples, mas que nos esquecemos ás vezes, principalmente os leitores que já começaram há alguns anos. 
Eu passo por isso de quando em quando, e foi em um desses momentos esse ano que comecei a pensar em um post para ajudar - e pra me lembrar quando passar por aquele terrível momento de ressaca literária.
Vamos as dicas!

1 - Não torne a leitura uma obrigação
Não tire a graça do seu hobby! Em meios a todos esses desafios, lançamentos, e a lista de leitura que aumenta a cada dia, em algum momento nos pressionamos a ler mais, e cada vez mais. Até concordo que uma certa dose de pressão é benéfica, como os desafios e maratonas, mas essa ~obrigação~ que nos impomos só serve pra uma coisa: deixar qualquer história sem graça. Em dez páginas em que o enredo fica um pouquinho lento, bate aquela impaciência do tipo "não-tenho-tempo-pra-isso-tenho-muita-coisa-pra-ler". Já me peguei nessa situação algumas vezes e tive que me dar uma sacudida mental e reafirmar o que deveria ser óbvio: eu leio porque eu gosto, nada me obriga a fazer isso. Se policie e não deixe a obrigação auto imposta tire toda a sua diversão de ler um bom livro!



2 - Saiba reconhecer seu momento literário
Um dos principais motivos que me fazem diminuir o ritmo da leitura é escolher um gênero que não combina com meu momento literário. Por experiência, sei muito bem que não adianta pegar um clássico quando quero mesmo é um livro leve e divertido, porque embora a maioria dos clássicos seja maravilhosamente escrita, são de leitura um pouco mais lenta. A melhor comparação que posso fazer é que os livros contemporâneos são como comida fast-food e livros clássicos estão mais pra comida gourmet - é um gosto adquirido e você não consome os dois da mesma forma, embora ambos sejam deliciosos. Saiba reconhecer o que você quer ler, pense a respeito levando em consideração suas últimas leituras e tenho certeza que vai dar tudo certo!



3 - Motive-se!
Não sei se acontece com todo mundo, mas comigo acontece de tempos em tempos, na verdade pelo menos duas vezes por ano: uma espécie de "bloqueio literário", acho que parecido com que os autores experimentam em um "bloqueio de escrita". Simplesmente não consigo ler nada, nenhum livro parece bom, nenhuma história parece interessante. Com o tempo aprendi (por tentativa e erro) que o melhor é ficar algum tempo em ~jejum literário~, normalmente 24h, e depois me motivar: parto para um read-a-thon, uma maratona, um desafio curto e pessoal; que me ajuda e muito a me colocar em dia. Meus preferidos são os read-a-thon de final de semana, que escolho alguns livros e me jogo na leitura, faço postagens no instagram (como essa, do último read-a-thon que fiz para me atualizar nas leituras do Clube Literário) e acompanhamento no goodreads: sempre dá um up ver meus resultados sendo conquistados.



4 - Dedicação é tudo
A leitura é uma ocupação muito digna e uma das gostosas em que posso pensar, mas como qualquer outra coisa, exige dedicação - blogueiros e vlogueiros entendem isso muito bem. Não é raro ter que deixar de fazer outras coisas, afinal, por mais livros que existam no mundo, o dia só tem 24 horas. Então, o jeito é fugir das distrações: desligue a internet, a tv, o Netflix; do twitter, do instagram e do facebook. Escolha um tempo pra leitura e se dedique a ele, no seu ritmo e sem apressar as coisas, mas levando a sério aquilo que você escolheu fazer e aquele momento que você separou só pra isso. 
Eu sempre me dou melhor quando leio com o computador desligado, e faço as atualizações (no instagram, no goodreads e no twitter) só pelo celular, por que me conheço e sei que nada me irrita mais do que ficar com um celular na mão. Mas, se esse não é seu caso, volte ao bom e velho método de anotar suas leituras e classificações pra só depois ficar online. Com o tempo, acaba virando hábito e hoje em dia, mesmo deixando o notebook ligado, eu praticamente esqueço que ele existe. Não deixe a internet se tornar seu inimigo de leitura!



5 - Desafie-se!
Essa dica é para leitores que, como eu, observam a rotina e a ~mesmice~ se infiltrar nas nossas leituras conforme os anos vão passando. Nesse ano completo 14 anos de leitora e já utilizei de vários artifícios para fugir disso, que incluem esse blog =)
Encontre algo pessoal que te motive a ler mais, varie seus gêneros literários, se proponha a ler algo diferente (como uma graphic novel ou uma biografia, por exemplo), participe de desafios e maratonas (ou faça o seu, pessoal e personalizado!), estabeleça uma meta anual no goodreads ou no Skoob. Desafie-se a ler aquele livro desejado naquele final de semana mais paradinho ou durante aquela viagem que você está programando. Pode ser algo pequeno, por que nesses momentos, tudo que você precisa é de um pequeno empurrãozinho!



6 - Tenha tudo sob controle
Sem organização, dificilmente você vai conseguir ler mais e melhor, e basta olhar na sua lista de leituras desejadas pra perceber. Então, a dica é: organize-se! Escolha alguns livros mais desejados na sua lista e distribua as leituras. Se você participa de um desafio, principalmente anual, divida suas leituras por mês ou semana, pra ter um certo controle do seu avanço.
Existem várias maneiras de fazer isso: online, através do goodreads ou Skoob, pelo próprio facebook (no seu perfil, em livros, existe uma área em que você pode acrescentar livros e classificá-los com 'estrelas'). Você também pode fazer download de aplicativos desses mesmos serviços online, e ter a praticidade do celular pra se organizar. Existe ainda a opção da boa e velha agenda (ou caderno), que eu gosto pelo motivo que: adoro escrever.
Eu utilizo todos os recursos acima, e ainda tenho o blog, por que sou naturalmente desorganizada e minha memória é muito, muito ruim. São de grande ajuda pra mim e posso garantir que funciona mesmo pra ler mais e melhor!



7 - Organize seu tempo
O dia cada vez mais corrido e as inúmeras coisas que temos que fazer no dia a dia acabam nos roubando todo o tempo e toda a energia, e um livro que poderia ser um delicioso mergulho em outro universo acaba sendo um mergulho no sono mesmo. Saiba quanto tempo livre você tem durante a semana, e saiba colocar suas metas de acordo com sua disposição. Leve um livro (ou seu e-reader) com você em qualquer lugar, isso ajuda a aproveitar o tempo de ócio imposto pela sociedade, como filas de bancos e esperas em geral (como diria nossa diva Tati Feltrin). Se você é como eu e tem um estômago que não gosta nada de letrinhas em uma viagem, utilize os audiobooks! Descobri recentemente o quanto são legais, especialmente se você está aperfeiçoando outra língua. Reserve algum tempo do seu dia que seja mais tranquilo (universalmente conhecido por "uma hora antes de dormir") e avance na leitura, mesmo que seja um pouquinho. Afinal, de pouquinho em pouquinho você poderá ler cada dia mais!



Essas foram as dicas de hoje! Espero que sejam úteis para vocês e não se esqueçam de compartilhar mais sugestões para melhorar nosso desempenho de leitores! =D
Bjos & Até Mais.