Pular para o conteúdo principal

TOP 5 Agatha Christie

Oi, gente!
Hoje vim trazer um dos posts mais procrastinados de toda a história desse blog: os cinco melhores livros da Agatha Christie!
A Rainha do Crime tem mais de 80 livros publicados e muitos acham difícil saber pode onde começar. A intenção do post é ajudar você que está prestes a mergulhar nesse mundo de mistério a começar com o pé direito!
Sou apaixonada pelos livros da Agatha e foi graças a ela que me apaixonei também por esse mundo da leitura, foi a primeira autora que me conquistou e posso afirmar que não foi em vão: os enredos dela são imbatíveis!
Vem comigo saber mais!
Comecei a colecionar  os livros da Agatha quando tinha 16 anos. Naquela época, não existia nenhum relançamento com capas maravilhosas e o único jeito de encontrar as obras da autora era vasculhando em sebos. E eu vasculhei bastante! ;)
Ao todo, tenho 37 livros que são definitivamente o meu xodó da estante. Alguns parecem novos, apesar da edição ser de 1987; alguns estão péssimos e precisam ser repostos, mas são completamente legíveis, como vocês podem ver pela foto. Tive muitas horas felizes ao lado da Rainha do Crime, com direito a combates mentais pra descobrir quais eram os assassinos. E com base unicamente nessas horas felizes que venho indicar pra vocês os cinco melhores livros da Agatha Christie!
Existe ainda a opção de ler todas as obras em ordem cronológica, com base na publicação, de cada um dos personagens principais da autora. Agatha Christie não é só Hercule Poirot não, minha gente! São cinco personagens principais ao todo e os meus favoritos são a Miss Marple e o casal Tommy & Tuppence. Vocês podem conferir todas as obras em ordem nessa lista. Quem for começar agora a entrar no maravilhoso mundo de mistério e suspense, pode aproveitar os relançamentos e usufruir das lindas capas novas, que eu fiz questão de mostrar pra vocês ao longo do post.
Sem mais delongas, vamos aos livros!

1 - Os Elefantes Não Esquecem

Ariadne Oliver, uma escritora de livros de mistério e suspense se depara com um caso real de morte, que envolve um grande mistério aparentemente sem solução. Um casal de amigos é encontrado morto, e 14 anos depois, esse mistério precisa ser desvendado: a afilhada da escritora está prestes a se casar e enfrenta problemas com a família do noivo, por causa da morte de seus pais. A escritora, meio reclusa e avessa a contatos sociais, passa a ser incomodada com frequência pela mãe no noivo, que deposita nela toda a responsabilidade da solução do mistério da morte dos pais de Célia: terá sido mesmo um duplo suicídio? Se sim, porque? Ou existem outras causas?
Ariadne está decidida a não se deixar convencer por essas conversas absurdas de uma senhora que apenas está preocupada com a herança que o neto irá receber aos 25 anos. Mas sua afilhada, Célia, também a procura e está muito perturbada: também quer saber a verdade! Ariadne então busca ajuda do seu antigo amigo, Hercule Poirot, e juntos eles embarcam em busca de pistas e antigos indícios. O motivo pelo qual esse livro está nesse TOP 5? Hercule Poirot está inigualável e mais afiado do que nunca!

2 - Um Brinde de Cianureto

Imagine um suicídio público, no meio de um jantar de aniversário, da própria aniversariante. É assim mesmo, com essa dose de impacto, que começa esse livro espetacular! Rosemary ouviu o seu brinde de congratulação, sorriu e bebeu o seu drinque, apenas para cair morta poucos segundos depois, em um dos restaurantes mais chiques da cidade, em frente a toda a sua família. Um suicídio que deixou todos chocados e sua irmã mais nova, Iris, extremamente vulnerável. Um ano se passou, e o viúvo de Rosemary, George Barton, recebe um bilhete anônimo que muda tudo: o bilhete diz que sua esposa havia sido assassinada! George passa a analisar todos os fatos daquele dia fatídico e se torna obcecado, pois percebe que todos os convidados poderiam ter um motivo para assassinar a esposa: ela rica, uma herdeira, era também geniosa e egoísta, não se importava com os sentimentos alheios. Em meio a tudo isso, enquanto George vasculhava o passado em busca de pistas e Iris mergulhava no desespero de relembrar constantemente o pior dia de sua vida, surge um mistério personagem que dará um clima ainda mais sombrio ao enredo. Suspense do começo ao fim, com um dose de humor, seria impossível esse livro não constar nesse TOP 5!

3 - Assassinato no Expresso Oriente

Imagine que você é um detetive/consultor de renome internacional e bastante seguro de si mesmo, e que de repente um assassinato é cometido bem ao seu lado. Foi exatamente isso que aconteceu com Hercule Poirot, que embarcou no Expresso Oriente em mais uma de suas viagens regulares para auxiliar na solução de mistérios e se vê envolvido em um assassinato brutal, cometido na cabine ao lado.
Esse é um dos meus livros preferidos porque é nele que Agatha Christie me convenceu, sem deixar sombras de dúvidas, que eu não consigo descobrir os assassinos dos seus livros. Nessa trama, segui todos os rastros e todas as pistas, apenas pra descobrir que era exatamente isso que o assassino queria que eu fizesse: toda a minha teoria caiu por terra, e assim como todos a bordo do Expresso Oriente, tive que colocar o caso nas mãos experientes do detetive que tem o bigode - e a mente - mais impressionante do mundo do mistério. O final é espetacular!


4 - Morte na Praia

Esse é um dos meus livros preferidos, porque nos traz outra personagem das tramas de Agatha Christie, a gentil senhora Miss Marple, que nos mostra que nem sempre é preciso um detetive gênio e excelentes bigodes para solucionar um crime: basta o conhecimento e a observação humana. Miss Marple tem como arsenal todas as inúmeras pessoas que ela conheceu e conviveu ao longo da vida, e um instinto nato de observação das ações e reações das pessoas, que ela acredita ser a chave para qualquer mistério; e normalmente é.
Ao contrário de Hercule Poirot, que chama atenção por onde passa - seja por sua aparência peculiar, seja pelo bigode espetacular ou seja pela fama - Miss Marple passa despercebida em um resort de férias, onde ela foi descansar, por insistência do sobrinho, das perturbações de um crime que ela havia solucionado no passado. Porém, mesmo dentre as paisagens espetaculares e o clima delicioso de verão, algo sinistro está presente e Miss Marple está atenta. Quando uma morte suspeita acontece, Miss Marple está mais do que pronta para solucionar esse mistério. Enredo espetacular, boa dose de humor e  uma trama que nos prende do começo ao fim. Um dos meus preferidos!

5 - Sócios no Crime

Esse é um dos melhores livros da dupla Tommy e Tuppence, meus personagens preferidos depois de Hercule Poirot. Em Sócios no Crime, ficamos sabendo como essa dupla de amigos se uniu, após o final da Segunda Guerra Mundial, ainda viciados em adrenalina e não adaptados a vida civil. Por isso, eles resolvem unir forças e criar uma agência de investigação criminal, e adrenalina com certeza foi algo que não faltou a esse casal extraordinário!
O livro nos traz treze histórias (se não me engano) dos primeiros casos da agência Tommy & Tuppence de Investigação Criminal. Falta de experiência não era problema: eles se inspiraram em 13 grandes detetives para ajudá-los a desvendar os mistérios.
Uma das características mais cativantes dos livros com esse casal é o tom mais descontraído. Aqui não existe aquele clima sombrio que normalmente encontramos nos livros da Miss Marple e em alguns do Hercule Poirot, e a empatia entre o leitor e os personagens se torna mais fácil. Outro brinde que a Rainha do Crime dos dá é o leve clima de romance, bem sutil e subentendido, que existe entre Tommy e a Tuppence. Uma fofura! Diversão literária garantida e enredos de prender o fôlego com muita ação e suspense. Um dos mais relidos da minha estante!

E assim, chego ao fim de cinco excelentes indicações para quem quer uma boa leitura. Apesar de se manter no mesmo gênero, a autora sempre consegue se renovar e nos prender em cada história, e é por isso e pela sua escrita deliciosa que Agatha Christie é a minha autora preferida.
Espero que tenham gostado - não foi nada fácil escolher só cinco livros - e que mergulhem nesses mistérios também!
Bjos & até mais ;)


p.s: Resumindo em dois gifs o que é ler Agatha Christie:

O(s) Assassino(s)


Você:

Comentários

  1. Mari, obrigada por essas indicações. Eu estou mesmo pensando em ler Aghata Christie (shame on me, eu nunca li nada dela) e teu post me ajudou bastante.

    http://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!
      Imagina, foi um prazer escrever sobre ela, porque esses livros são mesmo maravilhosos! Espero que tenha sido útil pra te ajudar a escolher ;)

      Excluir
  2. Poxa, adorei as dicas. Até hoje eu só li Morte nas Nuvens, mas adorei!!!
    Assim que tiver um tempo vou ver se consigo ler mais coisas dela.

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago!
      Pois é, foi bem difícil escolher só cinco, a Rainha do Crime merecia pelo menos um TOP 10, mas o post ia ficar mais gigante do que já é e eu tive que fazer das tripas coração pra reduzir para o TOP 5. Mas valeu a pena, são cinco livros que super recomendo pra você se jogar na leitura! :D

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.