sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Livros Para Presentear No Natal

Olá, queridos e queridas! Como estão nessa sexta-feira com direito a clima natalino?
Por aqui o clima anda bipolar e as pessoas meio desanimadas com esse Natal, mas eu insisto em não me deixar vencer: eu adoro essa época e quero curtir tudo que tiver direito, e espero que vocês também!
Hoje vim trazer várias dicas para vocês que querem presentear aquele amigo/irmão/tia que é apaixonado por livros, mas não sabe por onde começar.
Vem comigo!

Sou mesmo uma nerd/bookaholic assumida, e quando se trata de presentes, todos já sabem: eu sempre quero um livro! Hahaha.
Infelizmente, nem todo mundo está familiarizado com as maravilhas modernas como Goodreads, Skoob ou até mesmo a aba Livros do Facebook, o que quase sempre acarreta escolhas desastrosas. Pensando nisso, resolvi fazer esse pequeno Guia de Compras Para Aficionados Pela Leitura, e espero de coração que seja útil! 

Jovens & Adolescentes

Se tiver que comprar um livro para um adolescente, aposte sem medo no gênero YA em todas as suas variações: de John Green a Stephanie Meyer, de Meg Cabot a Charlaine Harris. Meu único conselho é que seja um livro com um bom enrendo, e não apenas um livro da moda: capa bonita não faz uma leitura!

Essas recomendações são bastante variadas em seus gêneros para oferecer a você, meu querido leitor, diversas opções. Li esses quatro livros esse ano e posso dizer que, sem sombra de dúvida, são livros absolutamente maravilhosos, cada qual a sua maneira.
Passarinha e Extraordinário são mais ou menos parecidos, embora o foco de cada um seja diferente, os dois basicamente falam sobre a vida em sociedade, trauma e superação, amor e família. Amei os dois e me emocionei e chorei litros em ambas as leituras, então vale a recomendação!
Extremamente Alto & Incrivelmente Perto é um livro YA que é mais Adult que Young, se é que vocês me entendem. Fala de temas mais complexos sob o cenário do ataque às Torres Gêmeas, em 11/09, e é repleto de mistérios, aventuras, surpresas e de brinde um dos melhores desenvolvimentos de personagens que eu já vi.
Guerra Mundial Z, como eu não canso de dizer, é muito diferente do filme, e pra melhor. Tem guerra, tem zumbi e tem o apocalipse, não precisa de mais nada, certo? Certo! 



Romances

Romances para todos os gostos, e vale também um excelente romance feminista, como o maravilhoso "Um Teto Todo Seu". Admito que quando se trata de Romances, os Romances Históricos são os meus favoritos e aqui deixo duas excelentes indicações: "A Fazenda Africana" e "Os Pilares da Terra", o que leva a sugestão de presentear a(o) amigo(o) com o combo livros + filmes (ou série, no caso de Os Pilares da Terra) e com certeza, vencer o concurso de Melhor Presenteador do Ano! Hahaha.
Outlander é um dos melhores livros que eu já li, especialmente o primeiro, mas essa é uma indicação relativa. Tenha em mente que Outlander é uma série de livros de 8 volumes já lançados, com um provável 9º a caminho. Vale lembrar também que é um enredo com bastante conteúdo adulto, como sexo e violência, em praticamente todos os volumes. Se a pessoa a ser presenteada já leu os famosos romances de banca, você já está mais perto de acertar ao escolher Outlander, que pode ser descrito grosseiramente como um híbrido de romances de banca, viagem no tempo, escoceses e Florence Nightingale. Ou seja: imperdível!


Clássicos

Os clássicos distópicos parecem estar em alta atualmente, assim como os clássicos sobre preconceito e discriminação racial, então eu trouxe para vocês essas maravilhosas sugestões, que são capazes de encantar qualquer leitor!
Laranja Mecânica e Alice no País das Maravilhas são livros que trazem ao leitor uma experiência completamente diferente de leitura, e isso é difícil de explicar, especialmente no caso de Laranja Mecânica (em que a violência é usada para conseguir a paz [?]). Se seu amigo ou amiga a ser presenteado ainda não leu essas sugestões, vale a pena dar de presente apenas para poder conversar a respeito depois.
As Aventuras de Tom Sawyer é uma reunião espetacular de dois mundos, e fala de racismo e injustiça social através dos olhos de uma criança; o que encanta de uma forma tão absurda que só lendo para acreditar.
Com clássicos, fica especialmente a dica de conferir o que seu amigo ou amiga já leu, e se possível, quais os livros que ele tem. Quando se trata de clássicos, nós bookaholics tendemos a comprar assim que uma edição decente é publicada, preferencialmente antes de ser adaptada para o cinema... Vocês podem ver claramente porque.

Biografias

Tive excelentes leituras desse gênero esse ano, e acabou sendo difícil escolher só quatro. Cada uma me encantou de uma forma diferente, até porque são histórias de vida completamente diferentes... 
Biografias costumam ser subestimadas por alguns leitores, mas gente, como eu adoro! Imaginem ler Sniper Americano depois de ler Malala, foi uma montanha russa de sentimentos e sensações, que eu, como leitora, adorei cada segundo! 
Sobre viagens, redescobertas e condição espiritual, nada melhor do ler Na Natureza Selvagem e Livre, duas pessoas que nunca se conheceram, com objetivos e motivos tão parecidos, em lugares tão diferentes do mundo. De brinde o leitor também aprende muito sobre viagens, superação e esperança. Super recomendados!
Se seu amigo(a) a ser presenteado é fã de alguma personalidade, vale a pena conferir as biografias já lançadas e presenteá-lo com algumas horas junto ao seu ídolo. Fuja das biografias sensacionalistas e pesquise bastante; e na dúvida, sempre leia as sinopses, que podem oferecer uma noção melhor do estilo do livro. Nesses indicações, também é possível fazer a combinação livro + filme e dar um super presente; exceto Malala - o filme só sai na metade do ano que vem.

Fantasia

Se não sabe muito bem como agradar seu amigo(a) leitor, vá de Fantasia: é um gênero praticamente unanimidade entre os leitores. Essas quatro indicações são excelentes leituras, posso garantir, mas não tenha medo de se arriscar e descobrir novos títulos. Quando se trata de fantasia, toda novidade é bem vinda!
O Fim da Eternidade é um super livro, do super autor Isaac Asimov. Foi o primeiro livro que eu li do autor e posso garantir que é um presente e tanto!
O Hobbit dispensa apresentações, mas vale um adendo: se seu amigo é apaixonado por livros e nunca leu Tolkien, esse é um presente obrigatório. Esqueça todas as outras indicações e procure O Hobbit na livraria mais próxima imediatamente. É a lei! Hahaha. Mas, se seu amigo(a) leu Tolkien e amou, a melhor escolha é O Nome do Vento, o melhor livro que li em 2014, que não tem todo o sucesso que merece e é espetacular!
O Circo da Noite é um presente duplo, porque o livro em si é uma obra de arte - se não acredita em mim é só conferir na livraria. E é uma fantasia deliciosa de ser lida!


E por hoje é só, pessoal! Espero que as dicas sejam úteis e que você escolha o melhor presente para o seu amigo! Também desejo que todas as pessoas deem mais livros de presente, porque um livro é mais que um presente, é um elogio! 
Beijos & Até Depois!


O Natal está chegando!