sexta-feira, 2 de outubro de 2015

[TOP 5] Livros de Terror

Bom dia, queridos! Como estão nessa sexta-feira maravilhosa?
Setembro já chegou ao fim e - finalmente - chegamos em Outubro, mês de Halloween, de filmes de terror e é claro, de muitas leituras!
Hoje vim trazer para vocês os cinco melhores livros de terror que já li. Apesar de não ser meu tema preferido, alguns são simplesmente leitura obrigatória na minha TBR! 
Se, assim como eu, vocês gostam de programar as leituras do mês de outubro com esse tema, essas dicas podem te ajudar!
Vem comigo!



Não sou uma boa leitora de livros de terror, simplesmente por que tenho medo demais e imaginação em excesso. Sou aquele tipo de leitora que se impressiona com as passagens mais sangrentas e que passa dias tendo pesadelos aterrorizantes! Hahaha.
Mas, ao longo da minha vida de leitora me deparei com alguns livros que eu simplesmente tinha que ler, esses são os melhores, na minha opinião.
Sem mais delongas, vamos aos livros!


Christine foi o primeiro livro de terror e do autor Stephen King que li, e foi uma experiência traumática, com direito a pesadelos, pausas na leitura para me acalmar e um certo trauma de quaisquer veículos por um bom tempo! Hahaha.
É um livro difícil de ser definido, porque embora tenha sim sua carga de terror, também é envolvente, e estranhamente relacionável. É uma história que transporta o leitor para as páginas, o que em um livro tão assustador, é ao mesmo tempo maravilhoso e aterrorizante! 
Não tive o sangue frio de ler de uma só vez, fiz diversas pausas na leitura, porque me via demais na história, me identificando demais com os personagens. Por isso, esse livro foi em geral uma leitura lenta, mas não se engane: a escrita do autor é, como sempre, primorosa!
O primeiro lugar nesse TOP 5 não é aleatório: Christine não só teve filme baseado no livro, de 1983, como tem várias citações contemporâneas. Quem se lembra do quarto episódio da sétima temporada de Supernatural? Espetacular!




Estou tecnicamente trapaceando, mas é impossível não recomendar a Rainha dos Vampiros em um TOP 5 de livros de terror! Hahaha.
Sou completamente apaixonada pela série Crônicas Vampirescas e fica aqui uma menção mais do que honrosa: é uma excelente escolha para esse mês! Mas, pessoalmente, acho  As Bruxas de Mayfair ainda mais aterrorizantes!
É uma história única e espetacular em todos os quatro livros, que englobam uma família inteira e muito, muito suspense e sobrenatural. Se Christine me deu pesadelos, As Bruxas de Mayfair os tornaram realidade; mesmo fechando o livro às vezes é impossível sair da história!
Uma excelente dica é começar por essa série antes de se maravilhar com o submundo escuro do vampiro Lestat! É uma das minhas séries favoritas da vida e uma das poucas que todos os livros são cinco estrelas, na minha classificação. Vale a pena os pesadelos? Mas claro que vale!





Mesmo se você também cometeu o crime de ver o filme antes de ler o livro, vale a pena se jogar na leitura de Perfume. Impressionadamente sombrio e extremamente bem escrito, é a leitura mais fluida desse TOP 5: é aquele tipo de livro que não dá vontade de parar de ler. Embora eu não recomende como leitura de cabeceira, se é que vocês me entendem.
O enredo brinca com as emoções dos leitores em vários pontos, e torna Jean-Baptiste um protagonista maléfico e ao mesmo tempo simpático, desprezível e ainda sim encantador. É estranho, eu sei, mas eu juro que vocês vão entender o que eu quero dizer assim que abrirem esse livro.
Ao contrário dos outros citados, essa história não dá pesadelos, mas dá muito o que pensar: apesar do terror ser o tema protagonista, fazem fundo injustiça social, convivência em sociedade e doenças mentais. Como o autor conseguiu conciliar tudo isso em um livro tão delicioso de ler, ainda é um mistério para mim, mas é isso que faz dele um dos ícones da literatura. E sobre o final, vou apenas dizer: espetacular!




Claro que não poderia faltar nessa lista um dos meus livros favoritos da vida! O Retrato de Dorian Gray é tão espetacular que é difícil explicar o quanto esse livro é bom e porque você deveria largar tudo, imediatamente, e ler esse livro.
O que mais me encanta nessa história é uma perspectiva completamente diferente do que estamos acostumados, tanto em livros no geral, quanto em livros de terror em particular. A maneira com que Oscar Wilde nos fascina é quase uma fonte de culpa: é muito estranho gostar tanto de algo tão explicitamente sombrio, um tanto sórdido e levemente nojento.... mas, ainda sim, logo nas primeiras páginas é impossível não se encantar com a vida de Dorian Gray.
Assim como Perfume, esse enredo também trás temas coadjuvantes que nos fazem refletir bastante. O culto em torno da beleza, embora marcante da época em que o livro foi escrito (início do século dezenove), é tão obviamente presente que fica fácil saber porque é considerado um clássico. Apesar de existirem filmes baseados no livro, a melhor abordagem, para mim, ainda é em Penny Dreadfull. Maravilhoso!




Um livro simplesmente assombroso, em todos os significados possíveis do termo. Frankenstein trás um suspense delicioso e um terror que mais encanta do que assusta.
Embora um pouco mais denso que alguns outros, principalmente pela linguagem usada pela autora, é um livro relativamente curto, e ao contrário da maioria dos livros de terror, vale a pena ser lido de uma só vez.
Esse é um dos livros mais citados e diversas adaptações para o cinema, mas, de novo, vou ter que citar Penny Dreadful. Sim, tem Dorian Gray e Frankenstein, tem vampiro, anjos, demônios, lobisomens... Sério, gente! Assistam a série!
O que mais gosto no livro é o quanto ele nos mergulha na nossa própria percepção, enquanto seres humanos. Questionamentos profundos como o que nos faz humanos e o quanto a aparência é avaliada em quaisquer perspectivas da sociedade são frequentes durante a leitura, por isso fica aqui o aviso: sua mente pode mudar para sempre depois da leitura.
Nem precisa dizer que vale a pena, certo?




Esses foram os livros desse aterrorizante TOP 5! O que acharam? Já leram alguns dos livros citados? Vamos conversar nos comentários! Ah, nem precisa dizer que aceito sugestões para a TBR de outubro! 
Bjos & Até a Próxima! ;)


feeling: MEDO!! 
HAHAHAHA