Pular para o conteúdo principal

Oscar & Framboesa de Ouro - Movie Edition

Olá, queridos e queridas! 
Como vocês estão nesse glorioso domingo de preguiça? Por aqui o clima anda um tantinho frio do jeito que eu gosto, o que significa muita leitura debaixo de edredon, com um café quentinho! Yuumy!
Espero que estejam bem e animados, porque hoje é dia de Oscar & Framboesa de Ouro Movie Edition! Vamos falar sobre os melhores e os piores filmes que assisti em 2015! Então, pega a pipoca e o refri e deixe seu bloquinho de anotações pronto, porque esse post é cheio de indicações de filmes para vocês se divertirem e se emocionarem. Vem comigo!
É oficial: sou uma cinéfila. Pela primeira vez na vida rastreei todos os filmes e séries vistos no ano, e - wait for it - descobri que assisti 181 filmes e 444 episódios de 27 séries diferentes. Vamos tirar um minuto aqui e apreciar esses números: nem eu mesma fazia ideia que gostava de filmes tanto assim!
Tendo isso em mente, resolvi compartilhar com vocês alguns dos piores e melhores filmes que assisti em 2015, em um TOP 5 x 3: Os cinco melhores filmes com roteiro original, os cinco melhores filmes baseados em livros/HQs e os cinco melhores filmes clássicos, que só assisti no ano passado.
Vou poupar vocês da pergunta: "Qual notícia você quer primeiro, a boa ou a ruim?" e decidir que o melhor é começar logo com Os Piores do Ano e acabar logo com a parte triste da história. Caso você não queira ver essas (des)recomendações, pode pular e começar a ler assim que ver o Gato de Botas se preparando para a parte boa desse post, junto com seu amigo gatinho tocando banjo.

Top 5 Piores Filmes de 2015

05 - Knock Knock (2015)

Gênero: Horror, Suspense
Direção: Eli Roth
Estúdio: Dragonfly Entertainment
Nota IMDb: 4,9

Fiquei a uma hora inteira que gastei para assistir esse imaginando o quanto os fãs do gênero devem ficar ofendidos; já que até eu, que não sou muito ligada a filmes de terror, achei Knock Knock insultante.
Tenho absoluta certeza que os 4,9 se deve unicamente à atuação de Keanu Reeves, e nem isso conseguiu salvar o filme inteiro: as cenas de verdadeiro horror (que incluem torturas e etc) foram notavelmente fracas, e o enredo não revelou nada de novo ou original.
Podem colocar Knock Knock na categoria de "trailers que são melhores que os filmes", porque nada do que me conquistou no trailer pareceu estar presente no filme. Repleto de clichês e cenas fracas, e uma atuação pavorosa das duas protagonistas, minha recomendação é que você fique longe de filme.

04 - Pitch Perfect 2 (2015)

Gênero: Comédia, Musical
Direção: Elizabeth Banks
Estúdio: Universal Pictures
Nota IMDb: 6,5

Pitch Perfect 1 se destacou na minha lista de filmes por ser um dos únicos musicais que não me fez querer vomitar - pois é, não sou muito fã do gênero.
O segundo, por outro lado, é apenas mais do mesmo, só que com um enredo fraco e cheio de drama em um filme que, supostamente, é uma comédia.
As atuações forçadas, especialmente da Rebel Wilson, me desencantaram quase desde o começo, e a cena final da primeira apresentação foi grotesca e nem remotamente engraçada.
Na minha opinião, a Universal deve considerar a "franquia" um beco sem saída e dar os filmes por encerrados. E nós, em retorno, vamos esquecer que esse aqui existiu.

03 - Fifth Shades of Grey (2015)

Gênero: Drama, Romance
Direção: Sam Taylor Johnson
Estúdio: Focus
Nota IMDb: 4,1

Desde o anúncio da adaptação dos livros para o cinema, achei que quem gostasse dos livros iria gostar dos filmes, e vice versa. Mas, até nisso, eu estava errada.
Não me entendam mal: o livro é ruim, sim. Mas tem suas qualidades, em principal uma delas: os personagens tem características próprias e personalidades distintas. No filme, só dá pra ver tudo que eles não são: Anastasia não é a Bela e Christian não é o Edward. Prêmio do ano para pior interpretação do ano, para Dakota Johnson, e para pior romance do ano, para o casal.
Pelo menos para mim, ficou óbvio em todas as cenas de sexo o desconforto dos atores, que tinham tanta química juntos quanto dois postes se beijando.
Caso gostem do gênero, recomendo Nove e Meia Semanas de Amor ou De Olhos Bem Fechados. Fiquem longe desse filme!

02 - The Water Diviner (2015)

Gênero:Drama, Guerra
Direção: Russel Crowe
Estúdio: Fear of God Films, RatPac Entertainment
Nota IMDb: 7,1

Ok, eu confesso: pode ser pura antipatia gratuita da minha parte, mas esse filme foi odioso desde os primeiros minutos. Mal editado, a primeira metade do filme é um amontoado de cenas que não fazem sentido algum e não explicam a história de uma forma lógica.
A trilha sonora só conseguiu me dar vontade de bater minha cabeça repetidamente contra a parede, mas acho que estavam tentando emocionar os expectadores. Não posso dizer com certeza, porque estava ocupada tentando encontrar o sentido naquela história sem pé nem cabeça, mas infelizmente não encontrei nenhuma.
De bom mesmo, só a atuação de Russel Crowe, nenhum dos outros atores sequer um papel digno de nota. Excelente maneira de desperdiçar uma hora!

01 - Jupter Ascending (2015)

Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica
Direção: Andy Wachowski, Lana Wachowski
Estúdio: Warner Bros
Nota IMDb: 5,4

Depois desse amontoado de desgraças para a sétima arte, vocês devem estar se perguntando como cheguei à escolha do pior filme do ano. Foi fácil: escolhi o filme que tinha tudo para dar certo e todos os elementos corretos, e ainda sim conseguiu ser muito, muito ruim: Jupiter Ascending.
Um império sendo disputado por irmãos odiosos e ameaçados por uma misteriosa herdeira da Terra é uma ideia que me comprou, até os dez primeiros minutos de filme: já ficou óbvio desde então que tudo se tratava de um monte de ideias juntas no mesmo lugar, sem nenhum propósito. A atitude de "eu-não-sei-o-que-está-acontecendo-e-não-me-importo" dos atores foi gritante, e até mesmo a única boa atuação do filme, de Eddie Redmayne, foi estragada pela estúpida e inexplicável necessidade de conversar como um idiota. Simplesmente horrível!!

Caso vocês já tenham assistido o filme, ou queiram ainda mais razões para ficar longe deles, e entendem inglês, deixo aqui minha recomendação do Honest Trailer de Jupiter Ascending e Fifty Shades of Grey. Os trailer são repletos de spoilers e um monte de palavrões pelos quais o blog Mari The Reader não tem nenhuma responsabilidade.



Ahh! Finalmente coisa boa!!
Alegria, aí vamos nós!! \o/


Top 5 Filmes de Roteiro Original

05 - Kingsman Secret Service (2015)


Gênero: Ação, Aventura, Comédia
Direção: Matthew Vaugh
Estúdio:  Twentieth Century Fox
Nota IMDb: 7,8

Esse filme apareceu praticamente do nada: vi pouca divulgação sobre ele, mesmo com um elenco de peso, com Samuel L. Jackson e Colin Firth. O trailer não me convenceu nem um pouco, e me pareceu uma pálida tentativa de modernizar os filmes de espião, clássicos como James Bond.
Mas, uma vez que você dá uma chance ao filme, você descobre que não é absolutamente nada disso: Kingsman é um filme que faz graça de si mesmo, e não tem medo algum de explodir a mente com cenas violentas, saídas aparentemente de lugar nenhum: a cena da igreja!!! =O
O filme também tem bônus por fazer Samuel L. Jackson falar engraçado por duas horas e por fazer nosso eterno Mr. Darcy interpretar um badass completo. Assistam!


04 - The Man From U.N.C.L.E. (2015)

Gênero: Ação, Aventura, Comédia
Direção: Guy Ritchie
Estúdio: Warner Bros.
Nota IMDb: 7,4

Tudo nesse filme vale a pena ser visto, desde o figurino á fotografia, que nos leva de volta aos bons e velhos tempos da Guerra Fria sem nenhum esforço. Mas, o que conquista mesmo desde os primeiros minutos são as atuações: Henry Cavill, Alicia Vikander, e especialmente Armie Hammer vão te manter vidrado na tela.
Uma comédia inteligente que usa a rivalidade de dois agentes secretos forçados a trabalhar juntos, em um triângulo amoroso meio que platônico: The Man From U.N.C.L.E tem tudo para ganhar sua preferência.
p.s: Você sabe que está se tornando um cinéfilo quando tira indicações de filmes do Tumblr. Do Tumblr!! Depois de ver 982378327 gifs sobre esse filme, eu tinha que conferir - e não me arrependi! O quarto melhor do ano, sem dúvida alguma!

03 - Inside Out (2015)

Gênero: Animação, Aventura, Comédia
Direção:  Pete Docter, Ronnie Del Carmen
Estúdio: Walt Disney Pictures, Pixar Animation Studios
Nota IMDb: 8,3

Esse filme foi uma enorme surpresa: não esperava gostar tanto de uma animação, depois de tanto tempo. Inside Out é a segunda melhor que eu já vi na vida, atrás apenas de Toy Story, que tem o primeiro lugar cativo para sempre no meu coração.
É comovente, engraçado e simplesmente viciante: aquele tipo de filme que dá vontade de rever assim que você termina. Melhor ainda: é uma animação infantil que faz todo o sentido do universo!
O que realmente me conquistou e me fez dar uma chance para assistir Inside Out foi o trailer. Se você não ficar absolutamente fascinado e morrendo de vontade de ver o filme imediatamente, talvez esse não seja um filme para você. Mas, se assim como eu, você estava evitando animações, dê uma chance e me agradeça depois!

02 - Hitman: Agent 47 (2015)

Gênero: Ação, Crime, Suspense
Direção: Aleksander Bach
Estúdio: Twentieth Century Fox
Nota IMDb: 5,8

É raro que eu descorde da avaliação do IMDb, mas vou abrir uma exceção para Hitman: esse filme, para mim, foi um 8.5/10 sem esforço! E para provar que eu estou mais certa que eles, a avaliação do filme anterior (2007), que horrível, é bem maior do que Hitman: Agent 47.
O que desagrada os expectadores em geral é que o filme é uma péssima adaptação do jogo. Hitman é um agente "invisível", que ganha créditos por assassinatos invisíveis e inexplicáveis, enquanto no filme, ele não vê nenhum problema em entrar com um helicóptero dentro de prédio. Oh yeah! 
Como nunca joguei Hitman, achei o filme espetacular, e já me desculpo antecipadamente com todos os gamers, porque sei que é exatamente isso que os expectadores que não leem o livro antes do filme dizem. Mas não posso mentir: amei esse filme!

01 - Mad Max: Fury Road (2015)

Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica
Direção: George Miller
Estúdio: Village Roadshow Pictures, Kennedy Miller Productions
Nota IMDb: 8,2

Eu acredito que se você ainda não viu esse filme, deve morar em Marte; mas caso esse não seja o caso, eis várias razões pelas quais você deve parar tudo imediatamente e assistir Mad Max: Fury Road:
- Tem o Tom Hardy;
- Tem a Charlize Theron;
- Tem a Charlize Theron badass com um braço biônico;
- Tem um cara tocando uma guitarra pegando fogo em cima de um caminhão;
- A cenografia é incrível;
- Tem altos níveis de violência;
- Tem o Tom Hardy totalmente badass de parceiro no crime com a Charlize Theron badass com um braço biônico.



Top 5 Filmes Baseados em Livros

Só para constar, não assisti todos os filmes baseados em filmes lançados no ano passado, principalmente porque ainda não li os livros e todos nós sabemos das regras, certo? Alguns exemplos são "Still Alice" e "The DUFF: Designated Ugly Fat Friend", entre outros.

05 - Insurgent (2015)

Gênero: Aventura, Ficção Científica, Suspense
Direção: Robert Schwentke
Estúdio: Red Wagon Entertainmet
Nota IMDb: 6,3

Insurgent tinha tudo para ser um dos melhores filmes do ano desde o começo, porque desde que li a série imaginei que seria uma ótima adaptação para os cinemas.
Porém, acabei tendo certos problemas com o filme. A atuação da Shailene Woodley não me convenceu como no primeiro filme e outros trabalhos dela, e Theo James foi totalmente apagado e sem graça. Nós, leitores, sabemos que o Quatro tem um dos papéis mais emocionantes da história, mas no filme ele poderia facilmente ser substituído a qualquer momento por um vaso de planta, e daria no mesmo; em outras palavras: eu esperava mais.
Como adaptação literária, nada a reclamar, achei bem fiel ao livro e com todas as partes relevantes. A edição é maravilhosa e os efeitos são espetaculares, e isso fez de Insurgent o quinto melhor filme do ano.

04 - Mockingjay Part 2 (2015)

Gênero: Aventura, Ficção Científica
Direção: Francis Lawrence
Estúdio: Lionsgate
Nota IMDb: 7,0

Mais um filme que tinha tudo para ser o melhor do ano, mas não foi, unicamente porque Francis Lawrence resolveu que seria uma boa ideia dividir o último filme em duas partes. Te odeio, Francis Lawrence!!!
Assim como na primeira parte, fica gritantemente óbvio que essa trilogia nunca deveria ter se tornado uma "quadrilogia". Imaginem um filme de quase duas horas sem o alívio cômico do Haymitch e repleto de desgraças que nós lemos no último livro.
É um filme triste, bem mais sério que a primeira parte, e com mais ação também, como nós sabíamos que seria. Nada disso para mim foi digno de nota ou particularmente interessante, já que eu já sabia, mas a atuação da Jennifer Lawrence me conquistou desde os primeiros minutos e eu não consegui tirar os olhos da tela. Recomendado, com certeza!

03 - Ant Man (2015)

Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica
Direção: Peyton Reed
Estúdio: Marvel Studios
Nota IMDb: 7,5

Acho que esse filme atingiu e superou todas as minhas expectativas possíveis. Nerd, sem ser entediantes; e cômico, sem ser grotesco: Ant Man tem tudo para conquistar seu coração.
De algum modo, o filme consegue fascinar nos detalhes sem perder o foco da história central, que é bem melhor do que eu esperava. Um filme engraçado, com diálogos bem construídos e um protagonista sarcástico que diz tudo que estamos pensando (inclusive a melhor frase do filme: "Acho que a primeira coisa que deveríamos fazer é chamar os Avengers!" Hahaha); e como todo filme do universo Marvel, cheio de indicações para os próximos filmes!
Ant Man é um filme em que a maioria de nós foi positivamente surpreendidos, e que você definitivamente deveria dar uma chance!

02 - The Martian (2015)

Gênero: Aventura, Drama, Ficção Científica
Direção: Ridley Scott
Estúdio: Tweentieth Century Fox
Nota IMDb: 8,1

The Martian é o raio de esperança para todos os leitores que, assim como eu, já haviam perdido as esperanças de assistir uma boa adaptação literária. Palmas para o diretor, Ridley Scott, que foi o mais fiel possível ao livro e ainda sim conseguiu adaptá-lo para essa maravilha. É possível, Hollywood!
A mesma coisa que me surpreendeu no livro, me surpreendeu no filme: que tantas pessoas, de todos os tipos de gostos e preferências, se apegaram tanto a um conteúdo tão nerd. Aparentemente, se for engraçado o suficiente, as pessoas irão te amar verdade!
É um filme engraçado, repleto de conteúdo, ("science, bitch!"), e um enredo que é simplesmente espetacular demais para piscar os olhos. Como é maravilhoso quando um dos seus livros favoritos da vida ganha um filme tão excelente! Assistam!

01 - The Avengers - Age of Ultron (2015)

Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica
Direção: Joss Whedon
Estúdio: Marvel Studios
Nota IMDb: 7,6

Ok, sei que isso pode não ser "o melhor filme de todos os tempos", mas nossa, como eu adorei o novo Avengers! Sim, tive alguns problemas no caminho (especialmente com as piadas prontas do Steve, argh!); mas não posso mentir: esse pra mim foi o filme mais espetacular do ano.
Em parte, porque foi bem melhor do que eu esperava. Todos nós sabíamos que a função do enredo era dar o tom para a Guerra Civil que está prestes a atingir nossos heróis favoritos, e sinceramente achei que eles iriam se preocupar em deixar isso transparente para o público e preencher as lacunas com cenas de luta sem sentido. Felizmente eu estava redondamente enganada!
Existe muito desenvolvimento dos personagens nesse filme, cenas que deixam um ar mais "pessoal" no enredo, que nos ajuda a conectar com cada um deles. Ultron não poderia jamais ser comparado com nosso vilão preferido, Loki, mas ele fez um bom trabalho e conseguimos odiá-lo até o final. O surgimento de Visão foi algo que acrescentou um mistério ainda a ser desenvolvido em futuros filmes, e o final... Ahhh, o final! Espetacular, com a dose certa de gostinho do futuro, sem entregar muito das tramas, mas o suficiente para nos deixar ansiosos!
E é por isso que ele foi meu filme preferido de 2015! 


Top 5 Filmes Clássicos



05 - Pollyanna (1960)
04 - O Diário de Anne Frank (1959)
03 - To Kill a Mockingbird (1962)
02 - La Vita é Bella (1997)
01 - Singin in The Rain (1952)

Quando estava escrevendo esse post, me veio o pensamento do quanto é difícil escolher um bom filme clássico para assistir. Ao contrário dos livros, os filmes parecem ser mais datados e fixos à uma época específica, e está tudo bem em não se apegar muito em efeitos visuais da década de 60.
Mas, se você gosta do tema e está perdido e não sabe por onde começar, esses são os cinco filmes que eu indicaria, com toda a certeza. Não tenha medo de desgostar e aceite o filme pelo que ele é, mas não exite em observar cada detalhe mais de perto. A arte de fazer filmes, nessa época, consistia basicamente em extrair tudo de bom que os atores pudesse ter, e isso sempre vale a pena ver. E, mais ainda, três desses filmes são baseados em livros que todos nós lemos e amamos!
Você pode conferir a resenha de Pollyanna aqui e To Kill a Mockingbird aqui, mas já fica a minha super recomendação: assistam esses filmes! Garanto que vocês não vão se arrepender!

E esse foi o super longo post de hoje! No próximo post vamos falar dos desafios que não foram tão bem, encerrando os saldos finais, para começarmos a conversar sobre os desafios de 2016!
Espero que todos tenham restinho de domingo maravilhoso e uma ótima semana!
Bjos & Até Mais! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.