Pular para o conteúdo principal

Desafio 01 Clássico Por Mês

Oi, gente!
Como vocês estão nessa linda quarta-feira? Espero que estejam bem e aproveitando os dias de verão e os últimos dias de férias, para fazerem leituras maravilhosas!
Continuando os posts de desafios literários do ano, hoje vim falar sobre um dos mais importantes desse canal: o desafio dos clássicos!
Se tem um livro capaz de nos encher de vergonha é um bom clássico que ainda não lemos. Cansada desse sentimento, reuni doze dos principais clássicos da minha TBR que não podem passar de 2016 para serem lidos.
Chegou a hora de perder o medo e mergulhar no mundo da literatura em mais um desafio!
Vem comigo que eu te conto quais são! ;)
Esse é o desafio perfeito para contrabalancear a enxurrada de literatura contemporânea que inundou o mercado editorial ultimamente, e também as minhas próprias leituras desse ano, já que, como vocês viram, no Desafio 16 Livros Para 2016 eu escolhi muitos livros lançados recentemente.
Clássicos costumam ser uma leitura um pouco mais densa, mas nesse ano não quero me preocupar com a quantidade de livros que vou ler, mas sim com a qualidade! O Goodreads oferece um balanço geral das leituras e ficou bastante óbvio para mim que faltou mais clássicos na minha vida ano passado. Shame on me!
Visando remediar tudo isso, eis os escolhidos:

Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez

Tive meu primeiro contato com o autor ano passado, e gente, não tem como negar o quanto ele é gênio. A composição dos cenários, o desenvolvimento dos personagens e a fluidez da narrativa é algo que vocês precisam ler para crer! Comprei esse livro há dois anos e ele ainda aguarda paciente na minha estante, e não dá mais para adiar!

Os Miseráveis - Victor Hugo

Se tem um livro nesse desafio que me dá certo ~medo~ de enfrentar é Os Miseráveis, porque já assisti o filme e é de uma tristeza maior que a vida. Uma desgraça atrás da outra! Mas, clássicos são clássicos e eu nunca li nada de Victor Hugo - acho que ele merece uma chance! Mais um livro que está na minha estante há anos!

Doutor Jivago - Boris Pasternak

Essa vai ser uma leitura totalmente às cegas: não faço a menor ideia sobre o que se trata o livro. Fiz questão de não ler nem a sinopse na capa, porque quero ser surpreendida! É um livro bem grosso, na versão pocket que comprei, o que dá um pouquinho de medo, mas fora isso, estou ansiosa por essa leitura!

Ilusões Perdidas - Honoré de Balzac

Trouxe a minha edição maravilhosa em dois volumes da Bienal do Livro do ano passado, e já confundi o título milhões de vezes com "O Bosque das Ilusões Perdidas"; decidi que o único jeito é ler essa obra logo de uma vez! Hahaha. Já li algumas resenhas e as opiniões são um tanto divididas, especialmente quanto a última parte do livro (no caso da minha edição, o segundo volume). Espero uma leitura razoável, mas nada de extraordinário, por conta disso. Veremos o que Balzac me aguarda!

O Vermelho e o Negro - Stendhal

Um clássico da literatura francesa que confesso, para a minha vergonha, nunca ter ouvido falar até poucos meses atrás. Coincidentemente, em uma das visitas mensais ao sebo amigo, encontrei uma verdadeira relíquia e claro, tive que trazer para a minha estante! Tenho um certo problema com a literatura francesa, e por algum motivo, não consigo me relacionar aos personagens e me transportar à época como em outras literaturas. Espero que Stendhal consiga solucionar isso: as resenhas sobre esse livro são maravilhosas!

Mensagem - Fernando Pessoa

Vai ter poesia sim! Não é meu gênero preferido da vida e raramente leio, mas se existe uma boa razão para começar, é um desafio de clássicos, certo? Certo! Sou fã da obra de Fernando Pessoa no geral e li alguns de seus poemas na escola, mas essa será a primeira vez que pego um livro inteiro de poesia para ler na minha vida inteira. Não sei muito o que esperar, mas pretendo ler essa obra bem aos poucos, como uma "literatura gourmet". Prometo que conto tudo para vocês depois!

Um Bonde Chamado Desejo - Tennesse Williams

Um dos livros mais antigos da minha TBR, eu simplesmente tive que aproveitar essa oportunidade para incluí-lo. Esse é um dos clássicos mais recentes da lista e foi escrito na década de 40, e é também o honorável vencedor do Prêmio Pulitzer de 1948. Bônus: o filme de 1995 com - wait for it - Alec Baldwin no papel de galã. Com certeza é algo que eu preciso ver!

Contos - Hans Christian Andersen

Sou apaixonada por contos de fadas originais (até hoje não encontrei uma boa adaptação/reconto que valesse o papel em que foi impresso), e já li os contos dos irmãos Grimm dezenas de vezes. Por algum motivo, nunca li a obra de Hans Christian Andersen, mas isso acaba esse ano! Tenho a mais alta expectativa para essa leitura, não me decepcione, sr. Andersen!

On The Road - Jack Kerouac

Essa foi uma das minhas primeiras adições à lista TBR no Goodreads, em 2013. O livro é considerado "clássico" por alguns leitores, e por outros não; mas não pretendo entrar no mérito dessa questão aqui. Considero um clássico e também considero que ele não poderia estar em nenhum outro lugar que não nessa lista! Hahaha. Também tem o filme, mas ainda estou pensando se aguento duas horas de Kristen Steward...

A Metamorfose - Frank Kafka

Nessa minha lista meio maluca, esse é o clássico que mais faz sentido, embora eu antecipe certos problemas com Kafka no geral. Sinceramente não sei como consegui passar tantos anos sem lê-lo! Sendo um livro relativamente curto nessa lista de livros imensos, acho que vai ser uma boa quebra na rotina!

Sob a Redoma - Stephen King

Falando em livros imensos, ler Sob a Redoma já vai ser um desafio e tanto. Esse é tipo de livro que assusta pela quantidade de páginas: 960! Vai ter Stephen King para dar e vender! Hahaha. Altíssimas expectativas para essa leitura, o que nem sempre é uma coisa boa... Me desejem sorte!

O Jardim Secreto - Francis Hodgson Burnett

Mais um livro que está nesse desafio para quebra de rotina e uma forma de começar com o pé direito, O Jardim Secreto foi escolhido como uma das minhas primeiras leituras do ano. Assisti o filme há alguns anos atrás e era um dos meus preferidos! Espero que esse livro seja cheio de fofura, aventura e diversão!



Essas foram as minhas escolhas para um ano repleto de boas leituras! E vocês, já escolheram seus livros? O que estão achando dos meus desafios literários?
Vamos bater um papo nos comentários!
Beijos & Até Breve! ;)

 ¤  ¤  ¤

ps: Por favor desconsiderem quaisquer problemas com esse post, porque estou com dengue e meu cérebro tem funcionado no máximo 20%, ultimamente!

Tá fácil não, minha gente! =/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.