Pular para o conteúdo principal

Update #2 - 15 Livros Para 2015

Oi, queridos e queridas? Como estão nessa gloriosa semana de finalzinho desse indeciso mês julho, que não sabe se é do inverno ou do verão?
Por aqui tudo bem e a vida mais corrida do que nunca, mas promessa é dívida e já estava mais do que na hora de voltar e falar mais a respeito do desafio 15 Livros Para 2015, que felizmente, está indo super bem!
Com os objetivos de diminuir a minha assustadora lista de leituras desejadas e diminuir a pilha de livros não lidos na minha estante, fiquei feliz com as minhas escolhas e a maior prova disso é que, dos quinze livros, doze já foram lidos. Apesar do medo que bate na hora de escolher os livros, posso afirmar que fiz excelentes escolhas e que todos, sem exceção, foram leituras maravilhosas!
Vem comigo saber mais ;)







1 - A Velocidade da Luz - Javier Cercas
Um das compras que fiz na Bienal do Livro de SP do ano passado, esse livro estava na minha estante apenas aguardando uma oportunidade para ser lido - e ainda bem que eu o passei na frente de muitos outros, por que gente do céu, que lindeza!
Essa obra apareceu na minha lista de leituras por conta de inúmeras resenhas que vi em blogs e vlogs que acompanho, e como nunca tinha lido nada do autor, sempre ficava com aquela curiosidade. 
A escrita de Javier Cercas é uma das mais lindas que já vi, fluida e ao mesmo tempo tão profunda, que fiquei encantada. A única parte ruim do livro foi que ele é relativamente curto, o que me obrigou a "poupar" a leitura, por que eu simplesmente não queria que acabasse. Um romance que fala sobre perdão, raiva, amor, ódio, sucessos e fracassos, com um enredo hipnótico: essa é a melhor descrição que posso fazer dessa obra. Dica: se está na sua lista de leitura também, fuja das resenhas! Esse é um tipo de livro que vale a pena deixar nos surpreender.


2 - As Aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain
Ano passado, passeando pelas prateleiras da biblioteca da minha faculdade, me deparei com a bibliografia de Mark Twain, com um título tão criativo que me cativou na hora: As Aventuras de Mark Twain. Claro que tive que me jogar na leitura! Todo o meu amor pela obra relativamente desconhecida da Jerry Allen vocês pode conferir na resenha, clicando aqui; mas já aviso que "foi amor à primeira linha" e fiquei louca pra ler algo do autor.
As Aventuras de Tom Sawyer é um livro infanto-juvenil que encanta qualquer adulto, e que por isso que lembrou bastante de Hobbit: todos os leitores podem ler e se apaixonar, embora cada um se apegue a um aspecto diferente.
Eu a-m-e-i o livro, porque é engraçado, comovente, por que tem protagonista criança e fala de temas "espinhosos" com tanto carisma que encanta. Devorei a história em questão de horas e tive que me segurar para não ler As Aventuras de Huckleberry Finn logo em seguida. Ah, falando nisso: cronologicamente, Tom Sawyer vem primeiro!


3 - Clint Eastwood: Nada Censurado - Marc Eliot
Uma das metas que comecei a me propor desde o ano passado e que tem me trazido muitas alegrias literárias é a leitura de biografias, especialmente dos meus ídolos. Foi pensando nisso que não pensei duas vezes quando vi essa lindeza na Bienal do Livro do ano passado, e tudo que posso dizer a respeito dele é: se você for fã de Clint Eastwood (o que, concordemos, não é a unanimidade entre os jovens da minha idade), pare tudo que estiver fazendo imediatamente e vá ler esse livro! Hahaha.
Abrangendo desde a infância e o período antes da fama até os seus mais recentes sucessos, esse livro fala de tudo um pouco e traz Clint como escritor, ator, diretor, produtor e quem diria, até mesmo cantor.
Não preciso me estender muito no assunto por que já fiz uma resenha super completa e cheia de fotos maravilhosas que vocês podem conferir nesse link. No mais, mantenho o que já disse na resenha: biografia pra fã nenhum botar defeito!



4 - Eu Sou Malala - Malala Yousafzai
Escolhi essa leitura para o desafio Reading Challenge também, além do 15 Livros Para 2015, pra ter mesmo certeza que leria sobre Malala nesse ano: essa biografia estava desde o lançamento na minha lista de leitura!
Já contei pra vocês o quanto esse livro mexeu comigo, e também que tentei várias vezes escrever uma resenha, tentando explicar exatamente como me senti com essa leitura, falhando todas as vezes. Com alguns trechos, me comovi até as lágrimas, e em outros, ri junto com a Malala. Algumas histórias que ela conta me deixaram absolutamente chocada, e confesso que senti um pouquinho de desânimo dessa vida, quando ela descreve tudo pelo que ela passou - e ainda passa - simplesmente por lutar por um direito tão básico quanto sua educação.
No final, fechei o livro e me senti completamente arrebatada por ele; e até hoje me pego pensando sobre essa menina e tudo que ela enfrenta. É um livro para ficar na memória - e nos corações - dos leitores!




5 - Mrs. Dalloway - Virgínia Woolf
Como vocês sabem, faço parte do Clube Literário virtual mais legal do mundo, também conhecido como Literary Hurricane. A gente fez um Amigo Secreto por lá ano passado e foi tããããão lindo que fico emocionada só de lembrar, e como sou muito sortuda (e tive a sorte de ser amiga secreta da linda da Marina) ganhei dois livros, e Mrs. Dalloway foi um deles. É ou não é muito amor?
Foi minha primeira experiência com a autora Virgínia Woolf, e é mesmo uma experiência: nunca tinha lido nada nem parecido com a escrita dela. Na verdade, é mais do que uma escrita, é mais um fluxo de consciência, que muda de personagem tão rapidamente que às vezes deixa o leitor desnorteado. Foi um pouco complicado me acostumar a esse estilo narrativo e a essa rapidez, mas uma vez que passei a me deixar envolver no enredo em si, não consegui mais largar o livro. Se você passar pelo mesmo problema, fica a dica: não desista! Outra dica importante: evite fazer pausas entre os capítulos, fica muito difícil retomar a leitura depois. No mais, deixe Virgínia Woolf conquistar você!

E é isso, gente!
Já li mais dois livros e ainda faltam três; mas com esse desafio tão adiantado, posso me dedicar a outros como o Reading Challenge e, principalmente, o 26 Filmes Baseados Em Livros, que está super atrasado! Hahaha. Esse é o saldo atual:


Espero que tenham gostado do post, e não se esqueçam de deixar nos comentários como estão os desafios de vocês!
Bjos & Até a Próximo ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.