Pular para o conteúdo principal

Update #1 - 15 Livros Para 2015

Oi, gente!
Como estão nesse finalzinho de mês? Eu não acredito que já estamos quase no meio do ano! =O
Pensando nisso, achei melhor trazer um update de um dos desafios que está rolando aqui no blog, e falar um pouco a respeito do que achei dos livros que escolhi.
Se vocês se lembram, esse desafio tinha como objetivo principal movimentar os livros da minha estante, e quanto a isso, estou muito feliz com o resultado.
Se um por um lado é ótimo ter variedade na estante, por outro eu acho agoniante a crescente pilha de livros não lidos (assim como a enorme lista de livros que quero ler, mas isso já é assunto para outro post! Hahaha). Me adaptei tanto com os livros digitais, principalmente depois que comprei um e-reader, que acabo deixando os livros físicos um pouco de lado... E é graças a esse desafio que estou mudando isso. 
Vem saber mais!

Não me considero uma viciada em comprar livros, e sempre me policiei para não ter livros não lidos em excesso na estante; porque como eu disse, me sinto agoniada só de pensar em quanto tempo vou levar pra ler todos aqueles livros (e sou fiel a disciplina: se eu comprei, tenho que ler, mesmo que seja um livro uma estrela, como Lolita! Hahaha).
Mas a verdade é que os lançamentos, as promoções e as visitas básicas ao sebo amigo às vezes falam mais alto (pra não mencionar a Bienal do Livro do ano passado, em que comprei nada mais e nada menos que 25 livros!!) acabam ajudando a acumular a pilha de livros que só cresce. Tentei a TBR Jar por um tempo, mas não estava funcionando na hora de escolher e atualizar todos aqueles papeizinhos estava me deixando meio maluca, então me propus esse desafio para movimentar a estante. E está funcionando maravilhosamente!
Sem mais delongas, vamos aos livros:


1 - A Cor Púrpura - Alice Walker
Li esse livro em fevereiro, aproveitando para o Reading Challenge também, na categoria 37 (Um Livro Com Uma Cor No Título). Estava com medo da "tristeza" do livro, por causa do meu trauma de infância com o filme (envolvendo crise de choro histérica), e escolhi pensando em vencer esse medo. Ainda bem! O livro é uma lindeza do começo ao fim. Claro, tem muita tristeza, mas também tem amor, esperança, respeito e perdão; e a escrita tão perfeita que encanta a cada página. Surpreendentemente fácil de ler, já que é narrado pela protagonista em formas de cartas para Deus.
Algumas coisas emocionam no livro, os temas pesados de abuso físico e sexual, a miséria; a luta de uma mulher pobre e semi-analfabeta contra a sociedade, o preconceito racial e o marido tirano. Nem precisa dizer que chorei litros! Mas no final, terminei o livro de coração leve e não pensei duas vezes em classificar como um livro cinco estrelas. Como eu disse no post de update do Reading Challenge, super merecido o  Premio Pulitzer: livro simplesmente espetacular!

2 - A Música do Silêncio - Patrick Rothfuss
Um dos lançamentos mais aguardados pra mim, nesse ano, foi A Música do Silêncio. Apesar de saber que se tratava de um spin-off da trilogia A Crônica do Matador do Rei, e que não teria muito a ver com o nosso querido Kvothe, eu estava ansiosa para entrar de novo no mundo criado por Patrick Rothfuss (até porque, sabe lá Deus quando vai ser lançado o último livro, As Portas de Pedra; o próprio autor comentou em uma entrevista que levou 12 anos escrevendo os dois primeiros volumes!)
Eu adorei o livro! É um livro estranho, com uma história que mais esconde do que conta, que não tem mais do que uma dúzia de diálogos... mas é tão apaixonante que só lendo pra acreditar! O autor falou sério quando escreveu aquele prefacio no livro; Patrick Rothfuss é um pouco como Neil Gaiman: tem que gostar um pouco da loucura pra gostar dos livros!
A Auri tem seu próprio jeito de ver o mundo, e isso fica claro mesmo nos livros anteriores. Mas em A Música do Silêncio, nós podemos ver bem de pertinho como ela vê, como ela se relaciona. Não, o livro não conta o que aconteceu com ela, porque ela mora nos Subterrâneos, nem conta sobre a sua família, e isso foi o ponto baixo pra mim, e só por isso o livro perdeu uma estrelinha. Mas recomendo de todo coração!

3 - Catch-22 - Joseph Heller
Também já falei desse livro no update do Reading Challenge, que vocês podem ler aqui. Como eu disse, foi decepcionante, principalmente porque a história não fazia muito sentido e porque eu esperava algo completamente diferente. Apesar disso, achei duas estrelinhas e meia mais do que justo, porque gargalhei muito com esse livro; o protagonista é simplesmente hilário em alguns pontos! Pretendo reler algum dia, mesmo que eu ainda não entenda, vale a pena só pelas risadas!

4 - O Dia D: 6 de Junho de 1944 - Stephen E. Ambrose
Esse livro até agora está sendo o maior livro que li esse ano: 755 páginas a respeito de um só tema: o Dia D. Sou apaixonada por livros sobre a Segunda Guerra Mundial, mas nunca tinha entendido muito bem a grandiosidade e as enormes dificuldades da maior e mais importante batalha: a invasão da Normandia. E agora, finalmente, eu entendi. Stephen O livro relata, através de inúmeros relatos orais e por cartas e diários pessoais dos soldados que lutaram no dia D, a imensa tarefa de invadir a Normandia, em um campo de batalha com quase 90 km de extensão; levando soldados, tanques, carros de combate e de transporte, suplementos... Em uma faixa estreita de areia, pesadamente minada, sob o fogo cerrado de artilharia pesada alemã, sem opção de recuo e com a muralha marítima para transpor. Em uma operação dessa escala, nunca antes e nunca depois, era impossível calcular o número de baixas, e mesmo as estimativas eram imensas. Mais de 4 mil homens perderam a vida no Dia D, muitos sem sequer alcançar a praia. Morreram para que exista o que hoje chamamos de liberdade.
Ambrose é o melhor escritor sobre esse tema que eu tanto amo, e mais uma vez ele deixou claro, ao usar os relatos dos soldados (aliados e inimigos) e moradores para contar os acontecimentos. Em cada frente de batalha, em cada praia, em cada ação, ele nos leva e nos emociona. Simplesmente espetacular e claro, cinco de cinco estrelas sem sombra de dúvida! Só não entrou para os favoritos por causa do Band of Brothers, que até hoje é o melhor livro sobre o tema que eu já li na vida. Ainda vai ter uma resenha completa aqui no blog (aquelas enormes e cheias de fotos e sites de referências, como a do Band of Brothers.... hahaha), então, aguardem! 

5 - O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan
Esse foi o primeiro livro de Sagan em que me aventurei, e gente, que livro espetacular! É um livro de encher os olhos e acalentar o coração de leitores que se assombram com a capacidade humana de ignorar a ciência, mesmo sendo provas vivas dela. Uma leitura leve, adorável do começo ao fim e que trás muitas verdades que muitos preferem ignorar, e aborda de forma sincera a distribuição em massa da ignorância, em crenças absurdas, na exploração da fé alheia. Vários trechos do livro me deram vontade de aplaudir de pé, e como exemplo, deixou esses dois:

"Ora, qual é a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo 
atérmico, e um dragão inexistente? Se não há como refutar minha afirmação, se nenhum experimento concebível vale contra ela, o que significa dizer que meu dragão existe? A sua incapacidade de invalidar a minha hipótese não é absolutamente a mesma coisa que provar
 a veracidade dela."

O outro trecho fiz questão que publicar no instagram:

"Frequentemente me perguntam: 'Você acredita que existe inteligência extraterrestre?'. Respondo com argumentos padrões - há muitos lugares no espaço, as moléculas de vida estão por toda parte, emprego a palavra bilhões, e assim por diante. Depois digo que ficaria espantado se não houvesse, mas que ainda não há nenhuma evidência convincente de que ela existe.
Muitas vezes me perguntam a seguir:
- Mas o que você realmente acha?
Respondo:
- Acabei de lhe dizer o que realmente acho.
- Sim, mas qual a sua opinião visceral?
Mas eu tento não pensar com as minhas vísceras. Se levo a sério minha tentativa de compreender o mundo, pensar com um órgão que não seja meu cérebro provavelmente complicará a minha vida. Na verdade, é correto guardar a opinião para quando houver evidências"

Viva Carl Sagan, viva o ceticismo e viva o pensamento científico! Também vai ter resenha no blog em breve ;)


Bom, gente, é isso! Já se foram 5, e agora faltam 10; estou muito feliz com o andamento dos desafios esse ano \o/


E vocês, como estão nos desafios literários? Vamos bater um papo nos comentários ;)
Bjos & Até Mais!

Comentários

  1. Oi, Mari!

    Desafios e maratonas são realmente ótimos para colocarmos a leitura em dia! Já ouvi falar desses cinco primeiros que você leu, mas não li nenhum. Lembro que minha mãe tinha o filme A Cor Púrpura, acho, e assisti quando mais nova mas esqueci da maioria dos acontecimentos. Parabéns por ter lido e superado o medo. :) Nesse mês de Abril li Harry Potter em duas semanas, só pra ter uma folga, e acabei me empolgando tanto que quase não conseguia dormir até terminar. Gostei dos livros, mas não me consideraria Potterhead, apesar de amar a amizade de Harry, Rony e Hermione e torcer muito por cada um. Depois de terminar Harry, li mais alguns livros e não resenhei nenhum, de tantas resenhas que ainda tenho arquivadas. Todos esses foram em epub, hahaha :) É mesmo fantástico ler livros cuja leitura você adiou e de repente resolve ler, e melhor ainda quando a leitura não para. Boa sorte com os outros dez! Ah, leia Passarinha logo, você vai amar e chorar muito. Eu tinha medo de lê-lo mas no fim me surpreendi, e agora é um dos livros do meu coração. Beijos!

    litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lê! Também tô adorando essa história de maratonas e desafios, esse ano aproveitei e me joguei! Hahaha. A Cor Púrpura é lindo, ainda mais do que o filme, apesar do filme ser mais chocante, eu acho.
    Também fiquei algumas noites acordadas por causa de Harry Potter (em A Ordem da Fênix passei a noite inteira lendo, e no dia antes de ler o Relíquias da Morte fiquei sem dormir, de tão ansiosa! Hahaha). Eu sou fã da série, mas quando li Harry Potter eu já era leitora a muitos anos; não teve o mesmo impacto da geração mais nova. Mesmo assim, foi Harry Potter que abriu meu mundo pra livros de fantasia <3
    Eu concordo: melhor coisa do mundo é um livro tão bom que não dá pra parar! :D
    Eu estou me inclinando a ler Passarinha sim, só me desanimo um pouco com o tamanho! Hahaha. Mas espero ler em breve!
    Bjos, Lê, obrigada pelo carinho! <3

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho lido até que razoavelmente, mas estou esquecendo de encaixar as leituras nos desafios e projetos. Não li quase nada dos resoluções literárias e os 12 livros para 2015. Sem falar o de livros e filmes que nem comecei :(
    O único que está se encaminhando direitinho é o Reading Challenge. Vou tentar mudar o rumo das leituras esse mês. Que bom que está dando certo pra você :)

    Beijos, Gabi
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      Apesar de estar indo bem no Reading Challenge e no 15 Livros Para 2015, tô tendo um pouco de dificuldade com o Livros & Filmes, dos 26 filmes que escolhi esse ano, só assisti 5 até agora e estamos quase no meio do ano! =O
      Minha tática é fazer uma maratona pra ajudar a acelerar um pouco as coisas, pretendo fazer duas em breve: uma para os filmes e outra para a leitura das HQs de Deadpool, que me fiz o desafio de ler todas antes do filme ano que vem (são quase 200! Hahaha).
      Tenta essa tática, quem sabe te ajuda também? ;)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

5º Desafio da Maratona Literária 2.0 - O Elenco Perfeito

Oi, gente! O quinto desafio da Maratona foi uma delícia de fazer!  O desafio é criar o elenco dos sonhos para a adaptação de um livro. A escolha dos personagens foi mais difícil do que a escolha dos atores! São tantos personagens legais que fica até difícil escolher só cinco, e pra isso contei com o principal critério de desempate: minha paixão pelo livro! Hahaha.