Pular para o conteúdo principal

English Book Challenge

Olá, queridos!
Como estão nesse glorioso domingo de verão? Curtindo os últimos momentos de férias? Espero que sim! Eu acabei de me recuperar de uma semana inteira doente, minha cidade está enfrentando um surto de dengue e fui uma das  escolhidas, mas felizmente já estou melhor!
Hoje vim trazer para vocês o último post de desafios literários de 2016, o English Book Challenge. Ano passado fiz a minha primeira leitura em inglês e foi a maior felicidade, não apenas pelo livro, mas também por todo um universo literário que se abriu a minha frente!
Pensando nisso, criei um desafio para me ajudar e me motivar a ler mais nesse idioma tão importe para nós.
Vem saber quais são!
Gostaria de poder dizer que tive uma súbita inspiração, com direito a sons de trombetas e fogos de artifício e etc, de onde surgiram todas essas maravilhosas categorias. Mas, na verdade, foi bem simples: escolhi algumas coisas que levo sempre em consideração ao escolher uma leitura e eis um novo desafio para 2016! A única regra que não pode ser violada nesse desafio é: o livro deve ser em inglês. Dã!
De acordo com o seu domínio do idioma, vale escolher bem e pensar três vezes antes de escolher um livro. No meu caso, para ser sincera, não me preocupei muito com isso! Fiz uma mistura gigante de gêneros para cada momento literário, como vocês podem perceber, e creio que não vou ter muitos problemas e que cada livro será na medida certa para aumentar meu vocabulário!

01 - Um livro que foi indicado por um filme ou série 
A Tree Grows in Brooklin - Betty Smith (Goodreads)

Essa indicação veio da minha série nº1 preferida da vida: Band of Brothers. No nono episódio, Frank Perconte estava lendo esse livro enquanto estava de guarda, e Perconte é um dos meus membros preferidos da 101 Airborne, então eu simplesmente tinha que saber sobre o que era esse livro (quando outro soldado chegou para montar guarda, passou o livro a ele e disse que era muito bom; quanto perguntando se "tinha algum sexo" no livro, ele respondeu: "Não é esse tipo de livro!". Hahaha. Vocês podem assistir a cena aqui, em inglês)
A sinopse é maravilhosa e fala de determinação para vencer as adversidades, e aborda temas pesados como alcoolismo e violência. Tem uma das notas mais altas no Goodreads, 4.22, e estou com excelentes expectativas para essa leitura!


02 - Um livro que deu origem a um filme que você quer muito assistir 
My Sister's Keeper - Jodi Picoult (Goodreads)

Me deparei com o trailer desse filme no ano passado, através de uma sugestão do Youtube, e fiquei fascinada! Parece ser um filme bem dramático e com uma grande carga emocional, do jeitinho que eu gosto.
Com uma pesquisa rápida no Goodreads descobri que o filme foi baseado nesse livro, e ele está na minha lista de leitura desde então. Chegou a hora de descobrir todas as emoções que esse livro pode trazer! O filme conta com Cameron Diaz, Alec Baldwin e ostenta uma nota de 7,4 no IMDb. Mas, na verdade, nada disso importa: assista o trailer aqui e veja como é impossível não querer assistir o filme imediatamente!
Tenho muitas expectativas para essa leitura, e fiquei tão empolgada quando coloquei esse livro na lista que pretendo esperar um tempo para fazer a leitura. Expectativas podem ser perigosas, e eu não quero me decepcionar!

03 - Um livro que te dominou pela "hype" 
Ugly Love - Colleen Hoover (Goodreads)

Não sou facilmente pega pelos livros da moda, mas há algum tempo atrás, Ugly Love parecia estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e todo mundo tinha uma opinião a respeito. O livro conta com mais 81 mil classificações no Goodreads e uma nota de 4.33; o que é praticamente um recorde!
A sinopse não chama muito a atenção e não convence muito, também. Um relacionamento entre duas pessoas que não querem qualquer tipo de ligação emocional não bem é um apelo para a leitura, certo? Mas, de uma forma estranha, isso só me deixou mais curiosa para descobrir a respeito de todo esse barulho por esse livro!
Nunca li nada de Colleen Hoover e essa será minha primeira experiência com o autor, por isso não sei muito o que esperar. Me surpreenda, sr. Hoover!


04 - Um título original  que te fascinou
The Statistical Probability of Love at First Sight - Jennifer E. Smith (Goodreads)

Quanto mais penso nesse título, mais o acho espetacular. Temos que admirar a coragem de uma autora que não se importa em colocar um título de oito palavras em um livro! Hahaha.
Tive várias recomendações sobre essa leitura, também; especialmente pela linguagem, já que ainda sou novata em leituras em inglês. O livro também será adaptado para o cinema, ainda sem data de estreia, e está sendo ansiosamente aguardado pelos fãs.
Ao escrever esse post, observei que existe uma certa quantidade de romance, que não é usualmente vista nas minhas listas em geral. Não sei bem como é que isso foi acontecer, mas não foi intencional. Como vocês sabem, não sou leitora assídua do gênero, mas uma boa mudança de ares vai ser bem vinda!


05 - Um livro que você já cansou de esperar pela tradução 
Beyond Band of Brothers - Dick Winters (Goodreads)

Nessa escolha, tenho que ser honesta com vocês: eu não tinha sequer a esperança de que esse livro seria um dia traduzido no Brasil. O próprio Band of Brothers, do autor Stephen Ambrose (também conhecido como um dos meus livros favoritos da vida) teve pouca repercussão aqui, e só consegui achá-lo na Estante Virtual.
Quando descobri, no ano passado, que meu inglês já era bom o suficiente para ler um livro, esse foi o primeiro que adicionei na lista; é claro que ele estaria nesse desafio! Hahaha.
Eu poderia explicar todo o meu amor por ele, mas indico que vocês leiam o post que escrevi sobre o livro e a série, clicando aqui. Espero ler esse livro em breve e sei que nem preciso ter expectativas: essa será uma leitura espetacular!


06 - Uma distopia 
Never Let Me Go - Kazuo Ishiguro (Goodreads)

Uma das minhas youtubers preferidas, a Ashley do canal climbthestacks, indica vários livros de Kazuo Ishiguro com frequência, e nós normalmente temos gostos literário bem parecidos. Por isso achei que seria bem legal dar uma chance para o autor e ler uma de suas obras que está na minha estante há anos!
A sinopse do livro é cheia de mistério e me deixou intrigada. No geral, distopias abordam cenários pós apocalípticos logo na sinopse, mas Never Let Me Go fala apenas de uma escola e "crianças especiais". Preciso ler esse livro!
Outra coisa também me conquistou logo de cara nesse livro: é um livro único, foi lançado em 2010 e não tem nenhuma previsão de se tornar uma série ou trilogia. Em uma época em que livros únicos estão se tornando raros, especialmente em gêneros como distopia, eles devem ser valorizados e lidos com ainda mais carinho. Esse, eu posso afirmar, com certeza será!

07 - Uma continuação de série ou trilogia que você já começou 
Driven - James Sallis (Goodreads)

A leitura que mais me trás receio em toda lista! Me lembrei de um texto que Patrick :Rothfuss, autor de O Nome do Vento, escreveu recentemente: The Danger of Sequels (vocês podem ler em inglês aqui). Drive é um dos meus livros preferidos da vida, é diferente de tudo que eu já li e tem um tom que nunca encontrei em nenhum outro livro, a mistura perfeita entre violência, e mistério.
Na minha opinião, o livro termina perfeitamente e não precisa de nenhuma sequência. E sempre me acautelo quanto leio algo como "The Sequel to Drive, now a major motion picture", porque me trás a impressão de que o autor estava buscando somente os ganhos financeiros ao escrever uma sequencia como essa. Mas, talvez, tudo isso seja apenas preconceito infundado da minha parte. Prometo que conto tudo para vocês!

08 - Um livro de um autor que você nunca leu 
Fear and Loathing in Las Vegas - Hunter S. Thompson (Goodreads)

Existe um motivo para eu nunca ter lido Hunter S. Thompson antes: fui avisada, vezes seguidas, que a tradução para o português não fez jus a genialidade do autor. Agora que tenho a possibilidade de ler no original, resolvi colocar não só um, mais dois livros do autor nesse desafio!
As resenhas desse livro são, em sua maioria, absolutamente maravilhosas! Confesso que o enredo pode não ser  para todos os leitores: jornalismo, abuso de álcool e drogas podem afastar leitores que buscam uma leitura mais leve. Mas, de tudo que eu já li sobre ele, acho que será exatamente a leitura capaz de me encantar por páginas seguidas!
É um livro curto, de pouco mais de duzentas páginas, e trás como bônus um dos filmes mais icônicos de Johnny Depp, que eu honestamente não tenho palavras para expressar o quanto eu quero assistir!

09 - Um livro de não-ficção 
Hell's Angels - Hunter S. Thompson (Goodreads)

Antes de qualquer coisa, só queria dizer que essa é uma das capas mais lindas de toda a história dos livros e da indústria editorial. E sim, ela lembra muito Sons of Anarchy, o que pode ter nublado meu julgamento já que sou uma grande fã da série, mas hey! Eu mereço um desconto, sou motociclista também! <3
Esse livro foi o primeiro do autor a entrar na minha lista, creio que em 2013. Desde então, várias pessoas já me indicaram a leitura, inclusive meu irmão, que é absolutamente fascinado por essa história!
Não sei como será a leitura de uma não ficção em inglês, mas mesmo antecipando algumas dificuldades com o vocabulário, acho que o interesse sobre o que aconteceu de verdade vai ser mais do que suficiente para me manter focada no livro. Altíssimas expectativas para essa leitura!

10 - Um livro escrito por uma mulher 
DUFF - Kody Keplinger (Goodreads)

Esse é o primeiro livro da autora e já era um enorme sucesso, mesmo antes do filme. Falando nisso, caso vocês tenham interesse em adquirir uma cópia, corram antes que a única disponível seja a com a capa do filme, que é simplesmente horrorosa, em comparação com essa.
Acho que dos doze livros dessa lista, esse é o que mais carrega o elemento jovem adulto no enredo, e isso pode trazer certas dificuldades para mim, já que eu normalmente corro desse tipo de armadilha. Mas algumas resenhas que assisti ultimamente no booktube me levaram a pensar que talvez ele mereça uma chance, e é por isso que ele está no desafio.
Não espero muita coisa da leitura, justamente por conta disso, mas em todo caso acredito que não vou ter dificuldades com a linguagem e isso já é um bom começo. 

11 - Um livro engraçado 
Me, Earl and The Dying Girl - Jesse Andrews (Goodreads)

Por algum motivo inexplicável, leio poucos livros de humor, apesar de adorar as leituras. Preciso ler mais comédia! Foi pensando nisso que coloquei Me, Earl and the Dying Girl nessa lista; e vamos ser sinceros, quem é que não fica curioso para saber como um livro sobre uma garota morrendo pode ser engraçado? Todos ainda temos traumas com a quantidade de choro em A Culpa é das Estrelas!
Estou curiosa para saber mais sobre isso e sobre toda essa dinâmica de três protagonistas, que sempre trás novidades para o leitor. Por isso, altíssimas expectativas para essa leitura, e também para o filme! Sim, o livro foi adaptado para o cinema no ano passado e conta com uma nota de 7,8 no IMDb e, melhor ainda, 83% de aprovação no Rotten Tomatoes; o que só pode significar uma coisa: preciso assistir esse filme!

12 - Um livro de fantasia 
A Monster Call - Patrick Ness (Goodreads)

Queria muito incluir um livro do Patrick Ness nesse desafio, e depois de ler a sinopse, não tive dúvidas, apesar de muitos outros livros dele estarem na minha TBR, como "The Rest of Us Just Live Here" e "More Then This", entre outros.
A sinopse tem aquele tipo de premissa que levanta dezenas de dúvidas para o leitor. Um monstro? Um monstro que exige a verdade? Quero saber tudo sobre isso! Estou ansiosíssima pela leitura e desvendar todos esses mistérios, porém, por ser um livro de terror, ele foi escolhido especificamente para o Mês do Horror de 2016, e infelizmente, outubro ainda está bem longe. O jeito é aguardar ansiosamente para conhecer a escrita de Patrick Ness!



Essas foram a minha escolha para o English Book Challenge!



E vocês, também se aventuram a ler em inglês? Quais os seus livros preferidos nesse idioma? Vamos bater um papo nos comentários! Estou a procura de boas indicações para exercitar minha leitura! Fiquem a vontade para indicar os livros que vocês leram quando começaram.
Vejo vocês no próximo post com as leituras de janeiro.
Beijos & Até Breve! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] Na Natureza Selvagem (Livro & Filme)

Oi, gente! Esse resenha dupla que trago hoje é mais do que especial. Não só pelo livro ou pelo filme em si, mas também por se tratar de uma história real: a vida do jovem Chris McCandless, um leitor voraz e um sonhador que virou mochileiro e um belo dia resolveu largar tudo e explorar o Alasca, vivendo na natureza selvagem. É tão lindo e emocionalmente complexo que é difícil colocar em palavras, mas faço essa resenha simplesmente por que vocês precisam conhecer essa história! Vem comigo ;)

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Oi, queridos e queridas! Hoje vim trazer uma resenha de um livro muito especial, que é um dos meus preferidos e uma fonte inesgotável de quotes, que fiz questão de postar em imagens bem fofinhas pra vocês.  ♥  Em uma das minhas visitas mensais ao sebo amigo, encontrei essa lindeza e me joguei na leitura sem saber do que se tratava, apenas pela sinopse, que me conquistou logo de cara! A Insustentável Leveza do Ser é um livro pra ser lido e degustado; com aquele tipo de enredo que esconde pequenos e grandes dilemas morais, que nos levam a questionar tudo e a enxergar certas situações e sentimentos com outros olhos. Ou você pode apenas negar tudo isso e acreditar que não passa de um romance meio confuso sobre um casal que enfrenta problemas no relacionamento. Mas eu realmente recomendo que você procure busque a leveza e o peso que Milan Kundera escreve com maestria nesse livro. Uma das leituras mais tocantes que já fiz, e que faço questão de indicar, para que vocês leiam e se e

[Resenha] Trilogia O Século - Ken Follett

Oi gente! Hoje vim compartilhar com vocês minha resenha dos três livros da trilogia O Século, de Ken Follett: Queda de Gigantes, Inverno no Mundo e Eternidade Por Um Fio. Sou uma grande fã do autor e conheci a trilogia no começo do ano passado, e me apaixonei! Englobando um grande período histórico - da WWI até o pós-guerra da WWII - e com uma mistura deliciosa de personagens reais e fictícios ( um dos meus estilos preferidos de escrita! ), a trilogia O Século já entrou para a minha lista de preferidos para a vida toda, inclusive ganhando o Oscar Literário de Melhor Enredo de 2014 . Os livros, além de terem uma leitura super fluida, tem todos os itens que amamos: romance, ação, aventura e drama; em doses certas para cativar o leitor. Quer saber mais? Vem comigo!